Corpo do artigo
Se estava à espera de boas notícias no início de 2023, no que diz respeito à diminuição do custo de vida, pode tirar daí o sentido. Pelo menos em relação às prestações da casa e aos créditos à habitação, os próximos meses darão sequência ao que se viu em 2022. Por outras palavras, será sempre a subir.
Esta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou uma subida das taxas de juro em 50 pontos base, o quinto aumento consecutivo, pelo que a principal taxa de juro das operações de refinanciamento passa agora para 3%. O BCE indicou que tenciona "aumentar as taxas de juro em mais 50 pontos base na próxima reunião", em março, "e avaliará então a trajetória subsequente da política monetária". Recorde-se que o BCE começou a subir as taxas de juro em julho do ano passado, sendo este o ciclo mais rápido de subidas desde 1999, com quatro aumentos consecutivos em seis meses de 250 pontos base, a que se juntam os 50 pontos de hoje, uma trajetória destinada a travar a elevada taxa de inflação na zona euro.
Noutra frente de preocupação na Europa, a guerra na Ucrânia parece estar para lavar e durar. Num dia em que Vladimir Putin afirmou que "a Rússia tem com que responder" a países que a ameacem, a esperança em conversações de paz aponta apenas para o final do ano. Foi isso que disse Antonio Tajani, chefe da diplomacia italiana. "Espero que as conversações de paz cheguem até ao final de 2023", afirmou, sem subestimar "o risco de uma escalada" do conflito nos próximos meses.
Em Portugal, a instabilidade na Educação continua e também não tem fim à vista. O dia foi marcado por mais uma manifestação que juntou centenas de professores em frente ao Ministério, em representação das 12 estruturas sindicais que participam nas negociações sobre o regime de recrutamento e mobilidade. Isto um dia depois de o Ministro das Finanças, Fernando Medina, ter voltado a defender não ser financeiramente possível acolher as propostas dos sindicatos.
No Algarve, enquanto não chega o rebuliço do Verão, redobram-se esforços no combate ao tráfico de droga. No escuro da madrugada, numa operação conjunta entre a Marinha, a Força Aérea, a Autoridade Marítima e a Polícia Judiciária, foram apreendidas 8600 toneladas de haxixe., que seguiam em duas "lanchas voadoras". As autoridades explicaram que a deteção foi feita durante uma "missão de rotina de patrulhamento marítimo da Força Aérea", na qual foram monitorizados "movimentos suspeitos das embarcações" de alta velocidade, "que se encontravam juntas, a cerca de 70 milhas náuticas a sul de território continental".
Para desanuviar, terminamos com a notícia de que o cão mais velho do Mundo é português. Seguindo o Livro do Guiness, Bobi, um rafeiro do Alentejo nascido em 1992, é o detentor do recorde mundial de longevidade canina. Com 30 anos, o cão, cuja raça também é conhecida por mastim alentejano, vive em Conqueiros, no concelho de Leiria, com uma família que tem por hábito tê-lo bem alimentado e mantê-lo sempre em liberdade, sem estar preso a correntes ou trelas.
