No verão mais "temido" dos útimos anos, este país não é para bebés
A uma semana do início do verão, sucedem-se as notícias do fecho de urgências hospitalares, com destaque para as de Ginecologia/Obstetrícia. Este país, que parecia já não ser para velhos, dá agora fortes indícios de que também para ter bebés não é grande opção. E bem pode Marta Temido anunciar planos de contingência, que quem por esta altura estiver à espera de um filho não deixará de temer pelo que possa suceder...
Corpo do artigo
Esta terça-feira mais dois hospitais a sul anunciaram encerramentos. Em Almada, um dos maiores concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, as urgências de Ginecologia/Obstetrícia vão estar encerradas entre as 20 e as 8 horas desta quarta-feira. Em Portalegre haverá muito menos grávidas, mas, ainda assim, anuncia-se que as urgências de Obstetrícia do hospital vão estar encerradas entre as 5 horas de quarta-feira e as 8 horas de sexta-feira. Estas duas unidades vêm juntar-se às outras cujo encerramento temporário tem sido anunciado nos últimos dias.
Nunca, provavelmente, a debilidade e pouca atratividade do Serviço Nacional de Saúde terá estado tão exposta como nestes últimos dias, dada a concentração de casos extremos. E não faltam receios de que mais situações graves possam ocorrer. Nem de propósito, esta terça-feira o Ministério Público instaurou um inquérito à morte de um bebé no Hospital das Caldas da Rainha, ocorrida na última quarta-feira, quando a urgência de obstetrícia se encontrava encerrada.
Marta Temido, que, segunda-feira, anunciou o tal plano de contingência para os cuidados de saúde durante o verão, não deixa de estar sob fogo cerrado por parte da oposição. E, em política, já se sabe, a crispação é um ingrediente comum. Veja-se o caso da ex-deputada Cristina Rodrigues, que foi agora constituída arguida no âmbito de uma queixa-crime apresentada pelo PAN em 2020. A atual assessora do Chega é acusada de ter eliminado correspondência do PAN, quando saiu do partido.
Crispação e nervos à flor da pele é o que parece não faltar também por aí ao cidadão comum. Esta terça-feira surgiu nas redes sociais a imagem de uma condutora de tuk-tuk a partir um vidro de um elétrico da Carris, quando advertida por circular em cima dos carris. Veja o vídeo.
E, se por cá, os ânimos andam assim exaltados, que dizer da Ucrânia, invadida há 111 dias pela Rússia, que anunciou que vai abrir, esta quarta-feira, um corredor humanitário para retirar os civis escondidos na fábrica de produtos químicos Azot, em Severodonetsk? Por lá, os ataques continuam em várias cidades, nomeadamente Lysychansk, mais um verdadeiro inferno para as populações civis.
De volta a Portugal, com a onda de calor que o país enfrenta, sucedem-se as tragédias em praias ou rios, tudo onde dê para dar um mergulho. Esta terça-feira, foi um jovem de 14 anos que desapareceu na água, numa praia não vigiada na zona de Vagos. O corpo foi encontrado cerca das 19 horas, três horas depois de ser levado pela mar.
Finalmente o futebol. As competições de clubes estão de férias, mas as emoções da última época ainda mexem. E esta terça-feira ficou a saber-se que o treinador do F.C. Porto, Sérgio Conceição foi absolvido pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência dos incidentes ocorridos na garagem do Dragão após o Clássico entre os portistas e o Sporting.