As legislativas de ontem ainda não terminaram. Após o presidente da República ouvir os partidos e de os círculos da emigração ratificarem a frágil vitória da AD, talvez haja luz ao fundo do túnel da ingovernabilidade. Talvez…
Corpo do artigo
Vinte e quatro horas depois de encerrarem as urnas, o país continua sem saber o que o espera na próxima legislatura. Marcelo Rebelo de Sousa já calendarizou a receção aos partidos com assento parlamentar, começando pelo PAN (nesta terça-feira) e deixando para o fim (quarta-feira, dia 20) a visita de Luís Montenegro, data em que se saberão os resultados finais das legislativas, após serem contabilizados os votos dos círculos da emigração que valem os últimos quatro deputados na Assembleia da República. A quase certa vitória da AD faz prever uma mão-cheia de fragilidades a que o presidente da República terá de responder com eficácia e bom senso. Missão (im)possível?
A noite eleitoral, o dia seguinte, assim como as reações, as análises, os cenários políticos, os vencedores e os vencidos, sem esquecer os novos rostos do hemiciclo. Um completo dossiê, atualizado ao minuto, para ler e para ver aqui.
No futebol, a semana é gorda. Os três grandes jogam o futuro nas competições europeias. Amanhã, em Londres, diante do Arsenal, o F. C. Porto vai defender a importante vantagem (1-0) conquistada no Dragão e tentar carimbar o passaporte que vale a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões. Quinta-feira, para a Liga Europa, o Benfica joga na Escócia com o Rangers, depois do empate (2-2) na Luz, e o Sporting atua em Itália com a Atalanta, após a igualdade (1-1) em Alvalade. Todas as informações sobre os duelos europeus para ler aqui.
Era o filme com mais nomeações (13) e acabou por ser, sem surpresa, o mais galardoado. "Oppenheimer", de Christopher Nolan, arrecadou sete Oscars, entre os quais o de Melhor Filme. A 96.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, realizada na última madrugada, ficou marcada pelo episódio protagonizado por John Cena. O antigo lutador subiu ao palco nu para entregar o prémio de melhor figurino ao filme "Pobres criaturas". Veja o vídeo.
Continuando no mundo artístico, como se pode ler na “Notícias Magazine”, são poucos, muito poucos, os músicos, atores, escritores, que não estão nas redes sociais. Mas há. E a jornalista Sara Dias Oliveira falou com alguns deles.
Ainda no universo JN, um salto à “Evasões” para uma sugestão gastronómica. Se é fã de cabrito, fique a saber que o Festival do Cabrito está de volta a 31 restaurantes de Torres Novas. De 22 a 31 de março, faça-se à estrada e, entre outras iguarias, desfrute de ensopado de cabrito e de cabrito no forno com batata, arroz de miúdos e grelos.