Depois do bruá que se gerou em torno do cerco ao Capitólio montado por agentes da PSP e militares da GNR, desfardados, em fevereiro deste ano, quando decorria o debate entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, esta terça-feira soube-se que o Ministério Público (MP) arquivou o inquérito àquela concentração espontânea.
Corpo do artigo
A PSP, que garantia a segurança da área, pelos vistos não conseguiu identificar os promotores da manifestação, considerada ilegal. Portanto, o MP alega que não teve alternativa senão arquivar o processo, segundo confimou o JN junto de fonte oficial da Procuradoria-Geral da República. Por outro lado, a mesma PSP informou hoje que instaurou 43 processos disciplinares a polícias que participaram naquele protesto.
Quem também anda em ações, mas de campanha, é o partido Ergue-te e o seu cabeça-de-lista, o antigo juiz Rui Fonseca e Castro, expulso da magistratura em 2021. Depois de, na semana passada, ter invadido uma sessão sobre questões de género e orientação sexual, em Cabeceiras de Basto, Fonseca e Castro voltou a estar no centro das atenções depois de aparecer nas imediações de uma cena lamentável de pancadaria à porta da sede nacional do Bloco de Esquerda. O ex-magistrado não surge a agredir ninguém, mas testemunha os seus alegados apoiantes a fazê-lo, numa aparente conivência. E ficou tudo filmado.
Mudando de assunto, a Federação Nacional de Educação e mais seis sindicatos chegaram a acordo com o Governo sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores congelado em dois períodos, desde 2005. O ministro da Educação terá recuado e proposto que a compensação seja total em dois anos e dez meses. A jornalista Inês Malhado explica neste artigo aquilo que saiu das reuniões desta terça-feira com o Governo.
No futebol, Roberto Martínez divulgou hoje os 26 jogadores convocados para o Euro 2024. Entre as novidades de Pedro Neto e Francisco Conceição, as dúvidas das questões físicas e a Arábia Saudita, há muito para entender desta convocatória. E pode ler tudo neste artigo do jornalista Eduardo Pedrosa Costa.
Lá fora, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas quando um voo da Singapore Airlines proveniente de Londres sofreu uma "forte turbulência" e teve de ser desviado para Banguecoque. As imagens do que se passou pode ver aqui.