Hoje não foi segunda-feira. Foi o dia seguinte à segunda volta das eleições legislativas francesas, em que a extrema-direita saiu derrotada.
Corpo do artigo
Não foi mais um aniversário da Tomada da Bastilha, que essa data, debruada a ouro no calendário francês, só acontece a 14 de julho, mas a verdade é que, para uma grande maioria, o 7 de julho passa a ser, desde ontem, dia de muita celebração. Quando a extrema-direita parecia reunir fôlego para assumir o poder, a segunda volta das legislativas desmentiu categoricamente o que havia ameaçado a primeira ronda. Os resultados das sondagens não se confirmaram. A extrema-direita saiu derrotada.
Feitas as contas, os franceses escolheram como principal força política a união de esquerdas Nova Frente Popular, que reúne a França Insubmissa, socialistas, ecologistas e comunistas, com 182 deputados eleitos. O Juntos, aliança centrista liderada pelo Renascimento do presidente Emmanuel Macron, alcançou o segundo lugar com 168. A extrema-direita da União Nacional, de Jordan Bardella e Marine Le Pen, ficou-se pelos 143.
E nesta segunda-feira a França, a Europa e o Mundo continuaram a reagir a esses resultados que a noite de ontem havia dado à luz na cidade que, não tarda, será capital de todas as atenções. Os Jogos Olímpicos de Paris, que arrancam a 26 de julho, vão adiar por uns dias o futuro gaulês agora desenhado, mas esse futuro vai chegar. Leia tudo aqui.
A propósito dos Jogos Olímpicos, o canoísta Fernando Pimenta e a atleta Ana Cabecinha vão ser os porta-estandartes de Portugal na Cerimónia de Abertura de Paris 2024, anunciou nesta segunda-feira o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, numa receção no Palácio de Belém.
Continuando no Desporto, Diogo Costa poderá estar a caminho do Real Madrid. Numa altura em que o Europeu de futebol entra na reta final, o mercado de transferências ganha protagonismo e, apesar da elevada cláusula de rescisão (75 milhões e contrato até 2027), o guarda-redes portista é um alvo muito apetecível dos merengues. Saiba tudo aqui.
Fora de campo, as reivindicações das forças de segurança continuam na ordem do dia. Nesta segunda-feira, perante 217 guardas provisórios da GNR que completaram o 54.º curso de formação de guardas, o primeiro-ministro Luís Montenegro avisou que as exigências das polícias não podem pôr em causa o interesse coletivo.
No universo JN, destaque para um trabalho, assinado pela jornalista Sara Dias Oliveira, que aborda o dia a dia dos doentes oncológicos que fazem hemodiálise à noite para continuar a trabalhar durante o dia.
Por fim, um salto à Evasões, onde não faltam boas sugestões para os tempos de lazer. No início de agosto, de 3 a 15, Melgaço em Festa leva música, dança e um mercado medieval à vila raiana. Uma celebração das tradições e da cultura local com atividades e espetáculos que vão animar todo o concelho. Vá preparando a mala.
Boas leituras. Boa semana.