Arrancou com uma anunciada confissão o julgamento da “Operação Vórtex” que começou esta quinta-feira no Tribunal de Espinho. O empresário Francisco Pessegueiro disse que Joaquim Pinto Moreira, ex-presidente da Câmara, lhe pediu 50 mil euros em “luvas” num café-bar para aprovar dois projetos urbanísticos.
Corpo do artigo
O construtor - que chegou a comparar os dois antigos presidentes de Câmara arguidos a assaltantes - afirmou, contudo, que nunca chegou a entregar qualquer dinheiro. Mas o antigo autarca, tal como nos conta o jornalista Tiago Rodrigues Alves neste artigo, nega tudo e diz que nunca pediu dinheiro a ninguém. Também Miguel Reis espera que se "apure a verdade".
No Porto, concluída que está a construção do canal para a circulação do metrobus, mas sem os autocarros próprios para lá operar, a STCP propõe aproveitar o corredor central segregado da Avenida da Boavista, no Porto, para o trajeto da linha 203, entre o Marquês e o Castelo do Queijo. Essa será, de acordo com a administradora Cristina Pimentel citada neste artigo da jornalista Adriana Castro, “a única solução possível”, já que as estações construídas na Avenida do Marechal Gomes da Costa estão à esquerda e os autocarros da operadora exclusiva do Porto só dispõem de portas à direita.
Como expectável, o Ministério Público abriu um inquérito à queda do helicóptero que caiu no rio Douro, matando cinco dos seis passageiros a bordo. O único sobrevivente foi o piloto. Recorde aqui nesta infografia, publicada esta quinta-feira, os momentos-chave do acidente que faz amanhã uma semana.
A nova taxa turística de quatro euros por dormida em Lisboa entrou em vigor no domingo, mas também no Porto a maioria na Câmara quer aumentá-la de dois para três euros em todas as freguesias da cidade, de acordo com uma proposta que vai segunda-feira a reunião do executivo. Rui Moreira defende ser "imperativo" manter o Porto como um destino turístico "sustentável", prevenindo aquilo que diz ser "a degradação e a excessiva ocupação".
A fechar, o Benfica anunciou a já muito falada contratação de Bruno Lage como novo treinador das águias. "Foi uma escolha fácil", disse Rui Costa. O que disse e o que quer o sucessor de Roger Schmidt pode ler aqui neste artigo do Nuno A. Amaral.