É o debate que está a animar a segunda quinzena de agosto. Com António Costa a banhos, o PSD desafia o PS a baixar o IRS às famílias e jovens; os socialistas lembram que, até 2022, os sociais-democratas davam prioridade à descida do IRC das empresas. Este promete vir a ser um dos primeiros grandes debates da “rentrée”.
Corpo do artigo
A redução do IRS foi o tema encontrado pelo PSD para mostrar que não baixa a guarda durante agosto, e parece ter surtido efeito. Ao repto social-democrata para que deixe de “engordar os cofres do Estado”, o PS respondeu dizendo que o maior partido da Oposição é “incoerente” por ter abraçado um tema a que, até ao ano passado, não dava prioridade. O líder parlamentar do PSD argumentou que, de 2022 para cá, o país e o mundo mudaram – e, se nos lembrarmos da inflação e da guerra, terá alguma razão.
Mais discutível será o argumento da “carga fiscal recorde”, que o PSD utiliza para justificar o seu pacote de medidas. Independentemente do debate que se faça, há um argumento pertinente – e que o PS utilizou nesta “troca de galhardetes: se há mais emprego, há um maior volume de contribuições para a Segurança Social Como tal, é natural que a chamada carga fiscal aumente.
Esta quarta-feira ficou também marcada pela garantia, dada ao JN pelo ministério da Educação, de que os alunos que devolveram manuais escolares no final do ano letivo, cujos livros foram considerados não reutilizáveis devido ao uso “normal”, não podem ser penalizados e ficar sem manuais gratuitos no próximo ano letivo. É uma boa notícia para as famílias, a poucas semanas do início de um novo ano escolar que se adivinha, uma vez mais, conturbado, tendo em conta o anúncio de novos protestos.
O Governo fez a apresentação, no Montijo, da nova rede de radares de controlo de velocidade, que o JN tinha noticiado em primeira mão.
Este foi ainda o dia em que nasceu a primeira criança portuguesa concebida depois da morte do pai. Ângela Ferreira deu à luz, no Porto, o pequeno Hugo Guilherme, mais de quatro após a morte do companheiro, Hugo, cujo sémen foi criopreservado.