Ao segundo dia, ainda se fazem as contas de tudo o que aconteceu na estreia de Trump II na Casa Branca.
Corpo do artigo
Foram dezenas de ordens executivas assinadas em catadupa, pelo novo presidente dos EUA, para reverter medidas tomadas por Joe Biden e começar uma nova era nos EUA. Num ápice, políticas da administração anterior e a própria constituição foram feitas em cacos.
Sair da Organização Mundial de Saúde, abandonar o Tratado de Paris sobre o clima, perdoar os invasores do Capitólio, incluindo um líder neonazi, tentar contorcer a constituição americana para acabar com o jus soli (nacionalidade atribuída por nascer naquele país). Um sem fim de medidas cujos impactos ainda se desconhecem que pode conhecer no minuto a minuto , nesta sistematização ou através da reação da OMS. Todo o notíciário sobre a tomada de posse de Donald Trump está aqui.
Mais longe das decisões concretas, está a polémica saudação nazi de Elon Musk, que obviamente negou tê-la feito, tal como se esperava. Mas mais vale julgar com os seus olhos. Pode ainda ler sobre o chapéu de Melania Trump usou, de forma a esconder-lhe os olhos durante boa parte do dia.
Por cá, o ex-deputado Álvaro Almeida foi o escolhido para ocupar o cargo de diretor-executivo do SNS e continuam a descobrir-se informações sobre o anterior homem forte da Saúde, Grandra d'Almeida. Em Vila Nova de Gaia, prosssegue o julgamento do ex-vice da Câmara, Patrocínio Azevedo.
Ainda na área da Justiça, ficamos a saber que a PSP fez buscas em casa do deputado do Chega Miguel Arruda, suspeito de ter furtados malas nos aeroportos de Lisboa e Ponta Delgada.
De Vilar Formoso, chega uma notícia trágica e que, muito provavelmente, estará relacionada com a crónica pobreza energética no nosso país. Uma família com duas crianças morreu em casa, numa divisão onde se aquecia com um fogareiro.
No desporto, ainda não há fumo branco na procura por um sucessor de Vítor Bruno e o Benfica joga hoje frente ao Barcelona, para a Liga dos Campeões. Saiba onde ver a partida.
Se depois de tanta tragédia e turbulência precisar de um sorriso, deixo-o com duas notícias mais positivas. O ator Ângelo Rodrigues já teve alta, depois de ter estado em coma, e agentes da PSP salvaram duas mulheres e um gato de um apartamento em chamas. E já agora, mais vale rir com os envelopes enviados ontem para ministérios e outros organismos públicos. Tinham apenas pudim em pó.
Boas leituras!