Corpo do artigo
Quando, em 1914, uma empresa decidiu exibir, no sul dos Estados Unidos da América (EUA), um filme a trabalhadores rurais para os convencer a empregar-se numa fábrica até então desdenhada, um jornal norte-americano constatou que a população "se reuniu para se entreter" e acabou por regressar a casa "persuadida" a mudar de vida. Noventa anos mais tarde e após uma campanha pensada para as câmaras e redes sociais, o republicano e antiga celebridade televisiva Donald Trump foi, na última madrugada, eleito pela segunda vez presidente dos EUA, derrotando Kamala Harris e sucedendo ao democrata Joe Biden.
Os resultados finais ainda não são conhecidos, mas de Portugal ao Afeganistão surgiram já reações à eleição de Donald Trump, de 78 anos e, desde que terminou o anterior mandato, em 2021, a braços com diversos processos judiciais. A declaração de Kamala Harris está agendada para as 21 horas de Portugal continental (16 horas locais) e pode ser acompanhada no minuto ao minuto em permanente atualização no site do JN.
Até lá, pode recordar quais são as promessas eleitorais de Donald Trump, sistematizadas pela jornalista Maria Campos, ou ficar a saber, pela pena do jornalista Gabriel Hansen, o que se espera do núcleo duro do recém-eleito 47.º presidente norte-americano.
Por cá, o dia está a ser agitado na Justiça, com dois casos mediáticos a conhecerem acusação. O Ministério Público de Estarreja imputou ao empresário Fernando Valente os crimes de homicídio qualificado, aborto e profanação de cadáver no caso do desaparecimento da chamada grávida de Murtosa, Mónica Silva. O jornalista César Castro conta como, segundo a investigação, tudo se terá passado.
No Porto, o Ministério Público acusou um homem de 30 crimes, metade dos quais de ofensa à integridade física, contra imigrantes de nacionalidades argelina e marroquina na zona portuense do Bonfim, num caso divulgado pelo JN em maio. Outros suspeitos continuam a ser investigados pelas autoridades e poderão ser igualmente acusados em breve.
Fora dos tribunais e na ressaca de um outro caso noticiado pelo JN, a Segurança Social esclareceu, relata a jornalista Sara Gerivaz, que o bónus nas pensões atribuído pelo Governo não pode ser retido pelos lares, como pretendia a União das Misericórdias Portuguesas.
Boas notícias numa altura em que o entretenimento natalício começa já a invadir as ruas: na sexta-feira, é ligada a iluminação no Parque Urbano de Ermesinde, em Valongo, da, garante o Município, "a maior árvore de Natal do país".
Boas leituras!