As histórias sórdidas envolvendo bebés, em Braga e em Inglaterra, o véu que vai caindo sobre o esquema de corrupção na Defesa e a crónica de um regresso anunciado (em tons de azul e branco).
Corpo do artigo
Já rezava Pessoa, no icónico poema “Liberdade”, “Grande é a poesia, a bondade e as danças… / Mas o melhor do mundo são as crianças”. O mantra não será, porventura, verdade universal. O que parece mais difícil de negar é que até o melhor do mundo inspira, por vezes, o pior do ser humano. Esta sexta-feira, há duas histórias que nos lembram disso mesmo.
Uma tem assinatura portuguesa, aconteceu em Braga, algures em fevereiro, tendo hoje conhecido desenvolvimentos importantes. Duas mulheres, uma de nacionalidade portuguesa e outra brasileira, terão acolhido em casa uma outra que se encontrava desempregada e grávida, com o intuito de lhe poderem ficar com o bebé.
As duas mulheres foram hoje detidas por tráfico de seres humanos (entretanto saíram em liberdade) e a PJ já veio explicar os contornos do caso. Pode perceber melhor os meandros desta história aqui.
Mas há mais. Em Inglaterra, uma enfermeira de 33 anos foi considerada culpada da morte de sete recém-nascidos e de tentar assassinar outros seis bebés no Countess Chester Hospital.
Entre 2015 e 2016, Lucy Letby ter-lhes-á injetado ar e tentado envenená-los com insulina, enquanto as pediatras do serviço se surpreendiam com as mortes “inesperadas ou inexplicáveis”. Pode ler mais sobre este caso aqui.
Voltando às notícias nacionais, note-se que o Ministério Público desvendou um pouco mais do esquema de corrupção na Defesa. Aqui pode perceber melhor o que está em causa.
Destaque ainda para o facto de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, ter remetido para segunda-feira uma decisão sobre o polémico pacote “Mais Habitação”. E para o mais recente capítulo desta história, dada a conhecer pelo JN: o sem-abrigo do Porto que estava desde domingo num passeio sem se conseguir mexer já foi internado de forma compulsiva.
No Desporto, há novidades sobre o provável regresso de João Moutinho ao F. C. Porto. E também sobre a Volta a Portugal, com mais uma etapa decorrida.
A propósito, faço votos de que já esteja a pedalar em grande estilo para mais um fim de semana.
Bom descanso (se for o caso). E boas leituras, sempre.