Ana Gomes foi condenada a pagar oito mil euros a Mário Ferreira, mais uma multa de 2800 euros, por ter escrito que o empresário era uma escroque. É uma das histórias do dia que pode ler no Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
Foi numa publicação na rede social Twitter que a socialista Ana Gomes escreveu a palavra que originou agora a sua condenação em tribunal pelo crime de difamação: escroque. O alvo foi o empresário Mário Ferreira e o juízo criminal do Porto entendeu que houve mesmo crime. A ex-eurodeputada terá de pagar uma indemnização, por danos não patrimoniais, de oito mil euros ao dono da empresa de cruzeiros Douro Azul e acionista maioritário da dona da TVI, além de uma multa de 2800 euros. "Uma coisa é criticar, outra é atingir", justificou a juíza, considerando que que Ana Gomes quis denegrir Mário Ferreira "pintando-o como um homem que vigariza". A mulher que já foi candidata a presidente da República anunciou que vai recorrer da sentença.
Na área da segurança, o Jornal de Notícias também dá conta de duas histórias envolvendo menores. No Seixal, um menino de dez anos fugiu de casa e seguia num comboio da Fertagus, em Coina, quando foi interctado pelas autoridades. Viajava sozinho sem título de transporte válido. À GNR, queixou-se de que tinha sido agredido pela mãe. A norte, em Braga, um rapaz de 15 anos foi apanhado a conduzir em contramão uma moto furtada.
A nível político, os anúncios feitos pelo primeiro-ministro na quarta-feira incluiram o prolongamento da medida do IVA zero até ao final do ano e o jornalista Delfim Machado fez as contas aos movimentos deste imposto. Concluiu que o Estado, apesar de 46 produtos alimentares estarem agora isentos, arrecadou mais dinheiro do que no ano passado. O valor cobrado a mais em IVA face a 2022 é de 2,24 milhões de euros por dia.
Outro exclusivo do Jornal de Notícias informa que apenas nove municípios portugueses têm protocolo com o Exército para um reforço de vigilância na deteção dos fogos rurais. A jornalista Diana Morais Ferreira explica que estes protocolos são celebrados anualmente e as autarquias ajudam nas despesas correntes dos militares.
Entramos no fim de semana e a jornalista Isabel Peixoto apresenta um evento que vai animar o Grande Porto. A feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” decorre em Leça do Balio e serão mais de 100 artistas a animar a festa, entre atores, músicos e bailarinos. O evento encerra domingo com a recriação do casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles, celebrado em 1372 no mosteiro de Leça do Balio. São esperados mais de 80 mil visitantes.
No desporto, o Grande Prémio JN continua a animar as estradas com uma enorme competitividade no pelotão. No site do Jornal de Notícias, encontra toda a informação sobre a prova e tem disponíveis vídeos sobre a história das etapas e reportagens sobre tudo o que envolve a caravana. E claro os resultados: Diogo Barbosa, da AP Hotels-Tavira-Farense, venceu a 7.ª etapa, em que houve mudança de camisola amarela. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) é o novo líder do Grande Prémio JN/Leilosoc.
Em Espanha, na Vuelta, as coisa não correram bem a João Almeida nesta sexta-feira. Na etapa de montanha, com meta no Tourmalet, ganha por Jonas Vingegaard, o ciclista português, da UAE Emirates, atrasou-se e desceu quatro posições na geral, para décimo classificado, estando agora a 8.39 minutos do líder Sepp Kuss. "Foi o meu pior dia", confessou Almeida.