Corpo do artigo
"Não sei se é bem gerido ou não”. Foi o que disse a ministra da Saúde sobre o Sistema Nacional de Saúde (SNS). Ana Paula Martins justificou que não existe um sistema de contabilidade analítica que permita perceber o custo de uma consulta, de uma ecografia ou de uma cirurgia, o que, por sua vez, leva à suborçamentação do SNS. A jornalista Inês Schreck explica-lhe tudo.
O Chega continua a ser alvo de polémica. Desta feita, o deputado não-inscrito Miguel Arruda voltou ao Twitter e não poupou os ex-colegas de partido, os deputados Pedro Frazão e António Pinto Pereira, a quem acusa de pertencerem a organizações secretas. Leia o artigo do jornalista Delfim Machado para perceber o que está em causa.
No Algarve, a PJ desmantelou um grupo organizado de crimes de burla. Foram detidas cinco pessoas que se dedicavam a esquemas com créditos fraudulentos, burlas a seguradoras e falsos negócios envolvendo carros de luxo e barcos. Segundo o jornalista Tiago Rodrigues Alves, o valor global das burlas utrapassa um milhão de euros.
Valor esse que dava para pagar a marca Tecmaia - ou dez. A marca, usada pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, foi leiloada, mas ninguém quis desembolsar a quantia mínima exigida: 85 mil euros. Saiba tudo na história contada pelo jornalista Hugo Silva.
A atenção mediática também tem estado nos muçulmanos ismaelitas desde a morte do príncipe Karim al Hussaini, que foi sucedido pelo filho mais velho, o príncipe Rahim al-Hussaini. Mas quem é o líder máximo da comunidade ismaelita e que religião é esta que tem fortes ligações a Portugal? Esclareca as suas dúvidas no artigo do jornalista Pedro Emanuel Santos.
No âmbito internacional, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou-se disposto a “uma troca” de territórios com a Rússia. Mas a presidência russa já veio a público dizer a Zelensky para “tirar o cavalinho da chuva”. "Isso é impossível. A Rússia nunca discutiu e nunca vai discutir uma troca envolvendo territórios", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Por sua vez, Donald Trump e Vladimir Putin falaram ao telefone pela primeira vez desde a tomada de posse do presidente norte-americano e garanitram que negociar com a Ucrânia pela via pacífica está no horizonte.
Uma outra guerra que continua por resolver diz respeito ao domínio da OpenAi. E esta já dura há uma década. Para que não fique perdido no tempo, o jornalista Gabriel Hansen deixa-lhe uma cronologia da rivalidade entre Elon Musk e Sam Altman. E falando em Musk, que já está habituado a ser protagonista em assuntos norte-americanos, sabia que agora foi a vez do filho mais novo roubar as atenções na Sala Oval com caretas e imitações enquanto o pai falava sobre os cortes orçamentais nos EUA?
Boas leituras!