O tráfico de droga às claras assusta a Sé. Diogo Ribeiro é o novo herói da natação
A zona da Sé tem um histórico ligado à toxicodependência e o consumo é feito às claras atualmente. Nesta segunda-feira, em que Espanha faz contas para acordos pós-eleições, Portugal ganhou um novo herói: Diogo Ribeiro, 18 anos, é o primeiro português a ganhar uma medalha (Prata) num Mundial de Natação.
Corpo do artigo
O fenómeno do tráfico de droga no Porto tem merecido a maior atenção do JN e os jornalistas Roberto Bessa Moreira e Sara Gerivaz dão agora a conhecer a situação que se vive na zona da Sé, em que o consumo é feito às claras, assustando moradores e turistas. Pode ver o vídeo da reportagem sobre este problema numa freguesia já com marcas do passado na toxicodependência.
No Porto ainda, a questão do Centro Comercial Stop teve mais um capítulo com um protesto de artistas, em frente à Câmara do Porto, contestando o recente encerramento de mais de 100 espaços onde ensaiavam bandas de música.
Já os resultados das eleições em Espanha prometem trazer dias de negociações com vista à formação de um Governo. E faz lembrar Portugal e a "geringonça". Alberto Nunez Feijoo e o PP foram os mais votados sem que alcançassem uma maioria parlamentar, após o Vox ter perdido muitos votos e não ser um suporte suficiente. O político galego, que partiu para a disputa como líder da Oposição, fez um discurso de vitória à Pedro Passos Coelho. Por ser o mais votado, quer ser o presidente do conselho de ministros. Já ouvimos isto em 2015. E conhecemos o desfecho em Portugal, com os sinais de Espanha a apontarem para um provável caminho semelhante.
Pedro Sanchez, que aguentou o PSOE, já disse que será encontrada uma fórmula para governar. Yolanda Diaz, líder do Sumar e ministra do Trabalho no executivo em funções desde 2019, já se mostrou disponível e, sobretudo, empenhada em criar condições para manter a esquerda no poder.
Em Portugal, os pedidos de novos mestrados atingem números impressionantes. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) recebeu mais de 200 subsmissões de cursos que conduzem ao grau de mestre, sendo a maioria dos 300 pedidos anuais de novos ciclos de estudos. Como conta a jornalista Joana Amorim, esta é uma realidade que a A3ES considera “difícil de entender”, num “sistema de Ensino Superior previsivelmente estável”. Dos 4250 cursos existentes, metade são mestrados.
Pela positiva, e com nota muito alta, o jovem Diogo Ribeiro alcançou um feito histórico para a natação portuguesa ao ser medalha de Prata nos 50 metros mariposa, nos Mundiais da modalidade que decorrem em Fukuoka, no Japão. O atleta do Benfica torna-se assim no primeiro português a chegar ao pódio em Mundiais. "Estou sem palavras", confessou o jovem de 18 anos, natural de Coimbra.
No futebol, a novidade prende-se com a arbitragem dos jogos e o uso do video-árbitro. As comunicações do VAR vão ser tornadas públicas, revelou o Conselho de Arbitragem da FPF, como explica o jornalista Nuno Vieira Rodrigues. Será uma vez por mês que chegarão ao conhecimento de todos os áudios referentes a lances analisados em jogos da primeira Liga. Por certo vão originar muito debate, tão ao gosto do futebol português.
A fechar, em tempo de férias, a Grécia está a viver um "autêntico inferno". Os incêndios não dão tréguas e as evacuações de moradores e turistas estão a acontecer em números nunca vistos.A partir de várias, de Corfu a Rodes, dezenas de milhares de pessoas tiveram de ser retiradas devido à ameaça das chamas. A jornalista Alice Carqueja fez o resumo da situação na Grécia, em que informa das diligências da autoridades de Lisboa para dar apoio aos turistas portugueses