Corpo do artigo
O último dia do mês de outubro fica marcado não por um, mas sim dois homicídios de mulheres em contexto de violência doméstica. O primeiro aconteceu em Machico, na Madeira, segundo conta o jornalista Tiago Rodrigues Alves. Uma mulher de 44 anos foi assassinada à facada e o principal suspeito é o marido, que pouco depois se terá tentado suicidar com a ingestão de vários medicamentos. Já em território continental, numa casa em Sintra, um homem com cerca de 40 anos estrangulou com um tecido até à morte a companheira. Leia os contornos do crime no artigo do jornalista Rogério Matos.
O rasto da morte continua no país vizinho. A tempestade que assola Espanha já matou pelo menos 158 pessoas. Destes óbitos, 155 aconteceram na região de Valência. Não são só números, são pessoas reais, como a mãe que morreu dentro de um carro engolido pela água ao lado da sua filha bebé. Esta e outras histórias trágicas contadas pela jornalista Rita Salcedas.
Em véspera de feriado, uma nova greve de trabalhadores da Função Pública registou uma adesão global de 90%, levando ao encerramento de “quase todas” as escolas do Porto. Entre as principais reivindicações estão a instituição do cartão refeição na Administração Pública "para o valor diário de 10 euros livre de imposto", a revisão das carreiras não revistas e a atribuição do subsídio de risco aos trabalhadores do SNS integrados na carreira de assistente operacional e técnico auxiliar de saúde.
No Parlamento, debateu-se na generalidade, pelo segundo dia, o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). O PS acusa o Governo de omitir ao Parlamento que tenciona "cortar" trabalhadores na Função Pública. Por sua vez, o BE e o PCP criticam a decisão do PS de se abster, permitindo assim a viabilização do OE2025 na especialidade. O Orçamento foi aprovado na generalidade, com os votos a favor de PSD e CDS, a abstenção já anunciada do PS e os votos contra do Chega, IL, BE, PCP, Livre e PAN votaram contra. O jornalista João Vasconcelos Sousa explica-lhe tudo.
No mundo da bola, a novela Ruben Amorim continua. Depois de a Imprensa inglesa ter avançado que a transferência de Ruben Amorim para o Manchester United é negócio fechado, fonte do Sporting negou que o acordo esteja concluído, assegura o jornalista Eduardo Pedrosa Costa. O enredo pode estar perto de um desfecho, já que o treinador prometeu falar sobre o assunto depois do jogo do Sporting, que recebe o Estrela da Amadora na sexta-feira às 20.15 horas.
Uma outra história que requer um desenlace são os assassinatos da vereadora brasileira Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. O Ministério Público quer a condenação dos dois réus confessos, Élcio de Queiroz e Ronnie Lessa, a uma pena máxima de 84 anos de prisão. O jornalista Gabriel Hansen resume os relatos de 13 horas e meia do primeiro dia do julgamento.
Boas leituras!