Corpo do artigo
Alto e para a cerimónia! O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, na generalidade, definir 18 anos como idade mínima para casar. A proposta do Bloco de Esquerda mereceu o voto contra de PSD e CDS-PP, a abstenção da IL e os votos favoráveis dos restantes partidos. Atualmente, a idade mínima é 16 anos, mas nestes casos e até à maioridade é necessária uma autorização dos pais ou tutor.
Na política, o PS quer empresas a abrir processos de imigração. Pedro Nuno Santos, secretário-geral dos socialistas, defendeu, nesta sexta-feira, no Parlamento, a vontade socialista de retirar pressão aos consulados e de reforçar a Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), para os processos de imigração serem abertos em Portugal pelas próprias empresas.
Outra notícia do dia prende-se com o caso que envolve o enfermeiro diretor designado pelo Governo para o novo conselho de administração da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM) está a ser alvo de um inquérito interno por assédio sexual em contexto laboral, revelou a própria entidade.
O turismo vive fase próspera em Portugal e o crescimento já não se limita às grandes cidades e ao Algarve. O centro do país bateu recorde e registou, durante 2024, mais de oito milhões de dormidas em alojamentos turísticos, o que se traduz num crescimento de 5,5% face a 2023.
A nível salarial, os números provam o que já se suspeitava havia muito tempo: Portugal não vai além 11.º lugar no ranking dos vencimentos mínimos da União Europeia. O Eurostat contabiliza salário português em 1015 euros, já com os subsídios de férias e de Natal. Valores muito distantes do que acontece no Luxemburgo, que lidera esta tabela , com 2638 euros. Nos 27 países objeto de análise há cinco que não têm salário mínimo.
No desporto, foi dia de sorteio nas competições europeias de futebol, com três equipas dos chamados “big five” na mira das equipas portuguesas. O Sporting ficou a saber que defrontará o Borussia de Dortmund no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Já o Benfica, na mesma fase da prova, reencontrará o Mónaco, a quem venceu na fase de liga. Na Liga Europa, agora só com um representante luso, caberá ao F. C. Porto defrontar a Roma.
Na cultura há uma deceção a registar para muitos. Afinal, os Rolling Stones já não vão atuar em Portugal. A nova digressão da mítica banda britânica não chegará à Europa. Estava prevista uma atuação em Lisboa a 20 de maio deste ano, mas a mesma, tal como mais 12 no Velho Continente, foi cancelada, alegadamente por motivos logísticos.