Solstício de verão num tempo em que o mundo exaspera por mudança
Numa altura em que o mundo se desdobra em episódios climáticos extremos, como as avassaladoras cheias em Rio Grande do Sul, no Brasil, os incêndios no Canadá ou a seca severa na África Oriental, as Nações Unidas avançaram com a maior sondagem alguma vez realizada pela organização no âmbito das alterações climáticas.
Corpo do artigo
Os resultados foram divulgados hoje e dão conta da pressão crescente sobre os governos, com 80% dos inquiridos, entre uma amostragem robusta, a defenderem maiores compromissos com estas questões que se têm imposto no quotidiano dos quatro cantos deste agastado planeta, nomeadamente no que toca ao uso efetivo de energias renováveis, como lhe explica a jornalista Isabel Peixoto.
No dia em que o presidente russo prossegue um calculado périplo asiático, com a chegada ao Vietname depois da assinatura, esta quarta-feira, de um acordo de defesa mútua entre Moscovo e Pyongyang, que fez soar os alarmes no Ocidente pelo receio de que a Rússia venha a apoiar os programas nucleares e de mísseis norte-coreanos, o Exército russo anunciou ter utilizado pela primeira vez uma bomba aérea de três toneladas, detalhando que o alvo era um local onde as tropas de Kiev se encontravam concentradas, na cidade ucraniana de Liptsi, junto à fronteira com a Rússia.
É já o 14.º pacote de sanções contra a Federação Russa, que os embaixadores da União Europeia acordaram esta quinta-feira, e vem maximizar as “consequências das sanções existentes”, anunciou a presidência belga do Conselho da UE. Ursula von der Leyen, presidete da Comissão Europeia, saudou o acordo, salientando que este vai “negar ainda mais o acesso da Rússia a tecnologias essenciais e cortar fontes de receita provenientes da energia”.
No âmbito da criação da rede de comboios de alta velocidade, os utentes a Norte deverão beneficiar de um possível adiamento na construção do troço entre o Carregado e Lisboa. A Infraestruturas de Portugal propôs ao Governo “antecipar a ligação entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro”, que deverá entrar em operação em “seis ou sete anos”, como pode ler neste texto da jornalista Adriana Castro.
A programação de verão da Casa da Música inaugura-se oficialmente hoje com programa extenso, onde cabem 80 concertos a pensar numa multiplicidade de públicos, alguns deles ao ar livre e com entrada gratuita. A jornalista Catarina Ferreira, que falou com o diretor artístico da instituição, conta-lhe tudo, para assinalar da melhor forma o solstício de verão que hoje se anuncia no hemisfério Norte e avançar sobre a estação quente com uma panóplia generosa de propostas.