Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa já tinha deixado claro que não estava na Ucrânia para uma visita relâmpago nem de circunstância. Depois de, quarta-feira, ter andado numa trincheira, o presidente da República cumpriu o segundo dia da sua estadia no país em guerra com a participação nas comemorações do 32.º aniversário da independência da Ucrânia. E fê-lo de forma a não deixar dúvidas do seu compromisso - e de Portugal, de quem é o mais alto dignitário, como frisou - com o "povo livre ucraniano". Optou por fazer um discurso curto mas supreendente por ter sido proferido na língua ucraniana, o que motivou muitos aplausos.
"Parabéns, Ucrânia! Portugal estará, e está, sempre com a vossa independência", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em Kiev. O apoio português foi assegurado na luta contra a Rússia e o presidente foi inequívoco: "Sem a vossa legítima defesa não haverá paz e segurança na Europa." E o futuro passará, disse Marcelo, por uma Ucrânia "na União Europeia e na NATO".
Em solo nacional, uma das notícias que o Jornal de Notícias teve em destaque ao longo do dia foi a nomeação de Mónica Martins para o comando das capitanias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A capitã-de-fragata, de 46 anos, será assim a primeira mulher em Portugal a liderar um porto de pesca. É mais um cargo pioneiro para a militar natural de Tomar: foi das primeiras mulheres a frequentar a Escola Naval e, em 2006, tornou-se na primeira mulher-piloto da Marinha portuguesa. Há cinco anos, foi a primeira comandante-piloto de um navio, o NRP Sines.
É uma conquista feminina que contrasta com a situação vivida em Espanha após o beijo forçado do presidente da federação de futebol à jogadora Jenni Hermoso, após a conquista do Mundial feminino pela seleção espanhola. Luís Rubiales ficou sob fogo cerrado pela atitude "machista" e admite agora deixar o cargo.
Noutra disputa ligada ao futebol, o Benfica recorre aos tribunais para exigir um milhão de euros ao criador do “Football Leaks” Rui Pinto, acusado de crimes informáticos contra o clube lisboeta, como conta o jornalista Alexandre Panda, numa peça em que explica os motivos que levam ao Pedido de Indemnização Cível.
A Índia anda literalmente na Lua. O país asiático fez história ao pousar uma sonda no polo sul da Lua, na quarta-feira, e o jornalista Augusto Correia desenvolve o tema que faz o Índia entrar no restrito clube de quatro países com missões bem-sucedidas ao satélite natural da Terra.
No site do Jornal de Notícias, a imagem é uma constante e nesta quinta-feira pode conhecer, em vídeo, o novo filme que estreia em Portugal. " A Conspiração do Cairo", realizado por Tarik Saleh, chega com o prémio de Melhor Argumento conquistado no Festival de Cannes e o crítico João Antunes faz a apresentação da obra.
No JN Direto, pode também assisitr à última rubrica em vídeo da nutricionista Ana Bravo. Desta vez o tema é como prevenir e tratar o inchaço abdominal provocado pelo SIBO (Supercrescimento Bacteriano). São dicas para uma vida saudável.