Corpo do artigo
É certo que as alterações climáticas estão a baralhar o tempo todo. As estações deixaram de estar tão marcadas. O verão entra pelo outono, quando não é ao contrário. O inverno dura menos, mas às vezes nem deixa a primavera chegar à meta. O que talvez não tenhamos sido preparados é para, tão assiduamente, sermos avisados para tempestades e depressões. E há mais temporal a caminho.
Ainda há dias o Kirk ventou e choveu quanto quis para armar grande confusão com estragos por todo o lado, sobretudo no Norte e Centro, e agora temos aí a Leslie a ameaçar portar-se mal no Centro e no Sul, embora no Norte não haja motivos para ficar sossegado. É melhor ler aqui o que está a prever o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Outra tempestade, e não foi pequena, é a que gerou a queda do BES/GES. Muitos anos depois, o caso começou finalmente a ser julgado esta segunda-feira. A circular na zona do Campus da Justiça, em Lisboa, foi notado e comentado um carro funerário, com um caixão e uma coroa de flores. Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, hoje com 80 anos, foi ao tribunal e ficou a saber que a doença de Alzheimer, que lhe foi diagnosticada, não vai ser um obstáculo a que comece a ser julgado, a partir de terça-feira.
Um pouco mais novo que Ricardo Salgado, Telmo Moreno, de 77 anos, médico radiologista de Bragança, viu o Tribunal da Relação de Guimarães revogar uma medida de coação relacionada com o exercício da profissão com mulheres. Foi condenado em 2023, a dois anos e oito meses de prisão, por dois crimes de violação.
Ainda no campo da Justiça, noticiámos hoje que a um homem tentou matar o filho, com cinco anos, em Sesimbra. Forçou-o a tomar comprimidos e combustível e ainda o sufocou. Fernando Madureira, o antigo líder dos Super Dragões, e a mulher, Sandra, vão ser ouvidos sexta-feira em tribunal no âmbito do processo que resultou da Operação Pretoriano. Por outro lado, o ministro da Educação, Fernando Alexandre, admitiu em Vila Flor, que houve uma subida dos casos criminais nas escolas.
No lançamento para o jogo da Seleção Nacional com a Escócia, esta terça-feira, para a Liga das Nações, o selecionador Roberto Martínez admitiu algumas alterações na equipa. Uma delas até pode ser Cristiano Ronaldo.
Termino como comecei. Com o tempo. O ditado reza que “em setembro secam as fontes e ardem os montes”. Quanto a incêndios já se sabe de quão violenta e trágica forma fez jus ao que dele se diz. Todavia, até foi um mês frio e seco.
Boa noite. Boas leituras