O planeta está cada vez mais quente. Batem-se recordes de calor em Itália, Espanha e Estados Unidos. Menos no Porto, para lojistas e músicos.
Corpo do artigo
Esta terça-feira o planeta viu, sobretudo no hemisfério norte, a onda de calor a acentuar-se. Na Sardenha, em Itália, as temperaturas chegaram aos 48 graus Celsius, 44 no sul de Espanha e nos Estados Unidos os serviços meteorológicos prevêem vários recordes de temperatura no Vale da Morte e em Phoenix.
Se o calor é para alguns, para outros a vida esfria. Mais de cem lojistas e músicos foram retirados do Centro Comercial Stop, no Porto, na manhã desta terça-feira. Entre os espaços a serem encerrados estão estúdios, lojas e cafés, cujos ocupantes dizem não terem sido avisados da operação, que conta com a participação da PSP. No total, há 126 lojas no local.
Ainda no Porto, são muitas as críticas quanto à colocação de lombas em algumas artérias nas ruas da Vitória. Os moradores alegam que não há movimento por essas ruas. Em causa, está a implementação da "Rede 20" que a Câmara do Porto apresentou esta terça-feira. O objetivo é, diz o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, "limitar o interesse que os automobilistas têm em entrar nestas zonas". A intenção é que peões, bicicletas e trotinetas possam partilhar a estrada.
No ensino, o Governo aprovou várias medidas para reforçar os apoios sociais no Ensino Superior. Em 2023/2024, pela primeira vez, as bolsas de estudo passarão a ser atribuídas no mesmo momento em que saírem as colocações. Haverá, também, um reforço do valor das bolsas e do complemento ao alojamento.
Cristiano Ronaldo disse na segunda-feira que "o futebol europeu tem vindo a perder qualidade". A curiosidade surgiu e o JN foi ver se era verdade. A conclusão é que, com base nos valores de mercado dos plantéis das cinco principais ligas, o capitão da seleção nacional não está certo. E com o mesmo comparador, também não se verifica que a "Arábia Saudita seja melhor que os Estados Unidos", futebolisticamente falando, claro.
No estrangeiro, um militar dos Estados Unidos entrou na Coreia do Norte sem autorização durante a visita à fronteira fortemente fortificada, disse o Comando das Nações Unidas esta terça-feira. O norte-americano foi detido e o Comando da ONU está a trabalhar para resolver o incidente.