Hoje foi um dia importante para o Mundo. Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos e lançou farpas em todas as direções, desde logo para os imigrantes ilegais que atravessam a fronteira com o México.
Corpo do artigo
Donald Trump não quer perder tempo. Na sua tomada de posse, esta segunda-feira, o novo presidente dos Estados Unidos já tinha preparada uma série de ordens executivos para rapidamente assinar. A começar pelo bloqueio das fronteiras e a devolução de "milhões e milhões de criminosos estrangeiros". Veja aqui as principais medidas.
Prometeu também que vai assinar uma ordem executiva que obriga a sua administração a “reconhecer” apenas “dois sexos” acabando com "a ilusão dos transgéneros”.
E para fazer face aos ambientalistas e contrariando a tendência mundial para a descarbonização do Planeta, Trump anunciou que vai apostar na indústria petrolífera: "Vamos perfurar como loucos".
Com o novo presidente dos Estados Unidos a dominar o circo mediático desta segunda-feira, veja aqui as fotos mais significativas da tomada de posse.
Voltando ao quadradinho continental da Europa, as atenções estão todas viradas para o futuro treinador do F. C. Porto depois da demissão de Vítor Bruno na noite de domingo. Enquanto se espera por uma confirmação de vários nomes apontados aos dragões, o presidente do F. C. Porto, André Villas-Boas, e restantes responsáveis máximos pelo clube estiveram nesta segunda-feira no primeiro treino de José Tavares, que assumiu o cargo de forma interina.
No futebol, as transferências continuam a fervilhar enquanto não fecha o mercado no final do mês. O Benfica anunciou a contratação de Manu Silva, médio de 23 anos, vindo do V. Guimarães, que assinou até 2030. Mas se quiser saber tudo sobre as transferências de hoje, clique aqui.
O aumento dos combustíveis continua na ordem do dia, com Luís Montenegro a confirmar que não haverá mexidas na carga fiscal após críticas do PS. A semana começou com o maior aumento de preço dos últimos três anos. Só nos países de Leste é que o esforço para atestar um depósito de 50 litros é maior do que em Portugal.
Nesta segunda-feira, iniciou-se também o julgamento de 16 arguidos por dezenas de alegados crimes económicos, incluindo o ex-vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Patrocínio Azevedo, o empresário Paulo Malafaia e o cofundador do Grupo Fortera, Elad Dror. O ex-vice-presidente da Câmara de Gaia prestou declarações garantiu aos juízes não ter participado "em nenhum pacto secreto e corruptivo”.
A terminar, o alerta para o mau tempo. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Beja e Faro estarão sob alerta laranja devido a forte chuvadas, ao vento e à agitação marítima até terça-feira. Por isso, cuidado redobrado.
Boas leituras.