Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar a sua decisão, no dia em que o aumento do salário mínimo foi aprovado e o pai de Luis Díaz libertado.
Corpo do artigo
O Sporting até vai jogar às oito da noite para a Liga Europa, mas não é pelo jogo dos leões que os portugueses aguardam. É mesmo pela comunicação ao país que o presidente da República fará à mesma hora, depois de ter estado reunido com o Conselho de Estado. Dois dias após da demissão de António Costa, na sequência da investigação judicial que deteve, entre outros, o seu chefe de gabinete, chegou o momento de sabermos, pela voz de Marcelo Rebelo de Sousa, o que vai acontecer.
Mas esta quinta-feira, no que a esse assunto diz respeito, não esteve até agora em banho-maria. Muito longe disso. As notícias sucederam-se. Dos 75 800 euros em dinheiro vivo apreendidos no gabinete de Vítor Escária às escutas telefónicas que levaram o Ministério Público a abrir o inquérito a António Costa, a crise política pode ser acompanhada ao minuto aqui.
Ainda por cá, como estava previsto, o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que determina o aumento do salário mínimo nacional para 820 euros, a partir de 1 de janeiro.
Lá fora, para além das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, destaque para Alejo Vidal-Quadras, ex-vice do Parlamento Europeu, que foi baleado na cara numa rua de Madrid.
E porque o dia também está a ser feito de boas notícias, uma, acabada de chegar da Colômbia, dá conta que, após 12 dias de sequestro, Luis Manuel Díaz, pai do ex-futebolista do F. C. Porto Luis Díaz, já se encontra a salvo. Veja o vídeo da libertação.
Com o fim de semana à porta, ainda por cima com São Martinho incluído, a Evasões preparou um roteiro para o celebrar. Refeições e atividades quentes e boas. Espreite aqui.
Ainda no universo JN, uma reportagem publicada na Notícias Magazine. A jornalista Catarina Silva falou com estudantes de Medicina e percebeu que, dada a atual luta da classe, os futuros médicos fazem contas à vida e estão cada vez mais divididos entre a missão do SNS, o privado ou o estrangeiro.
Boas leituras. Boa noite.