Corpo do artigo
Com o país ainda a recuperar de uma semana negra de incêndios, onde a destruição grassou um pouco por todo o lado, o Governo responde, e bem, às preocupações daqueles que perderam tudo nas chamas. Há boas novidades para quem perdeu a sua casa, uma vez que o Executivo irá financiar a 100% as habitações ardidas desde que esse valor não ultrapasse os 150 mil euros. Já os agricultores terão também ajudas.
Em dia de Conselho de Ministros, o Governo também anunciou a criação de uma nova unidade de controlo de estrangeiros e fronteiras sob a alçada da PSP. É baralhar e dar de novo: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras não funciona; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é extinto; funcionários são distribuídos pelas várias autoridades; é criada uma nova unidade... e voltamos ao mesmo.
A um dia de Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos se sentarem à mesa para iniciarem a negociação do Orçamento do Estado para 2025, o primeiro-ministro foi já avisando que está disponível e prometeu conversar "até ao limite", mas com André Ventura à espreita, se as negociações com o PS falharem.
No Parlamento, os políticos apuram responsabilidades sobre a fuga dos cinco presos da cadeia de Vale de Judeus. O ex-diretor das prisões voltou a apontar o dedo aos guardas prisionais pelo sucedido. Rui Abrunhosa Gonçalves começou a sua intervenção classificando a evasão como "muitíssimo lamentável e grave" e que só se pode "penitenciar por isso".
Lá fora, o Médio Oriente é cada vez mais um lugar de morte e medo, com o alastramento da guerra ao Líbano, depois de Gaza. O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu rejeitou como incorretas notícias de que poderia haver um cessar-fogo de 21 dias no Líbano nas próximas horas, e disse que os combates vão continuar "com toda a força", deitando por terra alguma esperança de abrandamento da violência. Exemplo disso é a notícia de que Israel reivindicou a morte do chefe da unidade de drones do Hezbollah num ataque a Beirute. Se quer saber quem é o Hezbollah (que significa Partido de Deus, em árabe), a milícia mais bem armada do Mundo, basta clicar aqui.
Voltamos-nos para outras guerras, essas bem mais mundanas. Portugal perdeu com o Cazaquistão, sendo afastado do Mundial de Futsal. De detentor do troféu a derrotado perante um adversário frágil vai pouca distância e, neste caso, foi a 14 segundos do fim do jogo.
A finalizar, o JN convida-o a ouvir a mais recente música dos Cure. "Alone" é o novo single da banda britânica, o primeiro que lança desde 2008. O tema faz parte do próximo disco, a sair em novembro.
Boas leituras!