Corpo do artigo
Bem sabemos que a chegada da primavera a Portugal foi atribulada. Em muitos locais ainda se contabilizam os prejuízos à passagem da depressão Martinho, com muitas árvores derrubadas, telhados arrancados e muros e pedras pelo chão. A meteorologia deverá manter-se instável no fim de semana. Mas na Madeira, onde se disputam as eleições regionais no domingo, o tempo vai permitir uma ida às urnas sem chuva e com o Sol a espreitar, dizem as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No Continente, e já com as legislativas marcadas para 18 de maio, o ministro da Presidência, Leitão Amaro, afirmou hoje que o escrutínio eleitoral vai permitir "julgar" a mudança de política de imigração, feita pelo Governo da AD. Veremos o que nos reserva a campanha eleitoral.
Os cães que atacaram mortalmente um homem de 68 anos, ontem, em Santa Maria da Feira, deverão ser abatidos. A jornalista Diana Morais Ferreira falou com o presidente da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios, que explica o que diz a legislação sobre o tema. Para Ricardo Lobo, a morte em Santa Maria da Feira evidencia as fragilidades do país na erradicação dos animais errantes e na regulação da detenção responsável. Caso nada mude, "vamos ter um problema gravíssimo", afirma o médico veterinário.
Em Óbidos, um homem de 70 anos foi morto à facada na madrugada desta sexta-feira. A mulher de 68 anos e o filho de 31 estão em estado grave. A jornalista Alexandra Barata conta que o agressor foi detido em flagrante pela GNR. Mais pormenores sobre o caso aqui.
Um motorista de transporte escolar da Guimabus, em Guimarães, interrompeu uma viagem e regressou à escola, de onde tinha partido, por causa dos alegados insultos dos estudantes. Deixou os alunos dentro do autocarro e pediu à direção da escola para intervir. Não será a primeira vez que os "comportamentos inaceitáveis" dos estudantes acontecem, diz a empresa de transporte. Contudo, alguns encarregados de educação não terão gostado da atitude do motorista. A GNR esteve no local, como conta o jornalista Rui Dias.
A Internet tem a capacidade de criar fenómenos interessantes, uns menos nocivos do que outros. A mais recente sensação são os "chocolates do Dubai", uma mistura de kataifi (massa fina), pasta de pistácio, queijo derretido, calda de açúcar e chocolate de leite. Tornaram-se virais por causa de uma influenciadora. A procura foi tanta que desapareceram das prateleiras dos supermercados Lidl, onde custavam 4,99 euros. Agora estão à venda na Vinted e no OLX por 50 euros, ao lado de milhares de produtos em segunda mão.
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Poesia. A jornalista Joana Moreira Soares foi até ao Hospital de São João, no Porto, ouvir declamar poesia no serviço de radioterapia. Alguns dos poemas recitados foram de Helberto Helder, Ana Luísa Amaral e António Ramos Rosa. "A vida faz-se com poesia, quer para a alma, quer para o corpo", disse um dos utentes.
Resta-me desejar-lhe bom fim de semana e que continue na nossa companhia, seja no site, na edição impressa ou nas redes sociais do JN. Até breve!