
O Consultório Jardinagem por Sofia Manuel, designer de jardins e autora de A Tripeirinha".
Que plantas são apropriadas para um quarto de bebé?
Preparar um quarto de bebé é uma mistura curiosa de ternura, listas infinitas e uma vontade súbita de controlar tudo. E sim, as plantas podem entrar no plano, desde que cumpram três regras básicas: sejam seguras, fáceis de cuidar e não nos façam entrar em pânico se um dia forem alvo de um ataque de mordeduras dos nossos pequenos.
Pois é, caro leitor, para variarmos um pouquinho, desta vez fui eu a fazer a pergunta do consultório de hoje. Por aqui estamos à espera de bebé e está mesmo quase a chegar. Quem sabe se depois do consultório de hoje vou conseguir incentivar os pais desse lado a trazer mais Natureza para o quarto dos seus pequenos.
Aqui ficam três espécies de plantas seguras para mini-humanos:
1. Calatheas
As calatheas são as rainhas do mundo vegetal. Folhas desenhadas, cores elegantes e um comportamento curioso: à noite, fecham ligeiramente as folhas, como quem diz boa noite. Tenho a certeza de que os pequenos vão adorar ver esta dança tão curiosa. Gostam de luz indireta, ou seja, sol direto é um redondo não. Devem ser regadas assim que os primeiros centímetros de substrato fiquem secos e no inverno até as pode deixar secar completamente antes de regar.
2. Pilea peperomioides
A pilea é a bem-disposta do reino das plantas, impossível de não achar graça às suas folhas redondinhas, muito cómicas que vão de certeza despertar a curiosidade dos pequenitos. Deve estar pertinho de uma janela já que precisa de bastante claridade para ser feliz e só deve ser regada quando o substrato secar completamente. Garanto que não ocupa demasiado espaço nem demasiado tempo.
3. Orquídea Phalaenopsis
As nossas orquídeas são perfeitas e são bem capazes de acompanhar o seu bebé até à vida adulta. Regue-as assim que as suas raízes ficarem cinzentas/prateadas e mantenha-as num ponto com bastante claridade. E não se esqueça, a morte da flor é completamente normal. Desde que as suas folhas continuem saudáveis, a sua orquídea continua vivinha. É só continuar a tratar bem dela que no ano seguinte irá florir novamente.
Espero que o tenha inspirado a tornar o mundo dos seus pequenos um pouquinho mais verdinho e natural.
Temos encontro marcado no próximo consultório, que já será escrito com um pequenino jardineiro a ajudar.
A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de direito, jardinagem, saúde, finanças pessoais, sustentabilidade e sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email magazine@noticiasmagazine.pt
