
O Consultório Jardinagem por Sofia Mnauel, designer de jardins e autora de "A Tripeirinha".
Gostava de oferecer uma planta aos meus familiares, mas alguns têm gatos. Tem sugestões de plantas seguras?
Liliana C.
Oferecer plantas no Natal é sempre uma jogada que não falha. São bonitas, duram mais do que um vinho (em princípio) e não envolvem tentar adivinhar o tamanho de roupa de ninguém, é impossível não acertar. Mas e quando a pessoa a quem queremos oferecer um mimo verde tem um cão curioso, um gato vegetariano ou, vá, um animal de estimação que acha que é jardineiro? É aqui que entram as nossas amadas plantas pet-friendly. Aqui ficam algumas das minhas favoritas:
Calatheas, mais conhecidas como "as divas tropicais"
Não são tóxicas, têm folhas que parecem pintadas à mão e ainda fazem aquele movimento dia/noite como se tivessem vida própria. É precisamente por isto que são conhecidas como plantas resadeiras. À noite juntam as suas folhas na vertical parecendo duas mãos em posição de oração.
Marantas, as primas das Calatheas
Se as Calatheas são as divas, as Marantas são as primas simpáticas. Têm folhas lindas, também se movem durante o dia/noite e são totalmente seguras para patudos. E há cores para todos os gostos: verdes, rosadas, com nervuras dramáticas. Tudo aquilo que uma prenda natalícia deve ser: bonita e zero perigosa.
Pilea peperomioides
É pet-friendly, elegante e é facílima de propagar. Se tem, neste momento, uma em casa, dê uma espreitadela junto ao seu caule principal, provavelmente verá umas minis Pileas. Basta arrancar com delicadeza e pôr num novo vasinho.
Ervas aromáticas, presente útil e zero riscos
Querem jogar pelo seguro? Ofereçam hortelã, salsa, manjericão, alecrim. São pet-friendly, perfumadas e não há quem não se sinta logo inspirado para as usar num cozinhado.Bónus: se a pessoa tem gatos, pode até oferecer erva gateira, disponível na maior parte dos hortos. Os gatinhos desviarão a sua atenção para a erva e vão esquecer os ataques às restantes.
Pachira aquática
Esta planta vai fazer as delícias de quem a receber (e também dos gatinhos que a decidirem comer). É o presente perfeito para quem não tem assim tanto tempo para se dedicar à sua selva urbana. Vai encontrá-la em vários tamanhos. Desde aquelas em vasos pequeninos, como já com alguns metros. Há opções para todos os gostos.
Concluindo, este Natal, ofereçam plantas. Mas sempre com consciência, afinal de contas queremos um Natal cheio de amor e principalmente paz.Boas festas, bons presentes, zero intoxicações e até ao próximo Consultório Jardinagem.

