Equipamento inovador permite devolver e recolher pedidos de empréstimos de livros fora do horário de funcionamento.
Corpo do artigo
A Biblioteca Municipal de Aveiro tem um novo serviço que permite a quem está inscrito levantar reservas, devolver empréstimos e requisitar livros disponíveis a qualquer hora do dia, sete dias por semana. O BibliON24 assegura o acesso contínuo à leitura e ao conhecimento, independentemente do horário de funcionamento das instalações.
No interior do edifício existe desde julho um serviço de autoempréstimo, que dá autonomia aos utilizadores e dispensa idas ao balcão de atendimento para devolver ou entregar livros em mão a um funcionário. E, desde terça-feira, é possível fazer estas operações também fora do edifício, a qualquer altura.
Um equipamento instalado no rés do chão, junto ao edifício ATLAS, onde se localiza a biblioteca, permite ao utilizador gerir o empréstimo. Possui um monitor e um leitor de código de barras que vai ler o cartão da biblioteca, associando-o ao livro que está a ser devolvido. Feito este procedimento, abrem-se portas que permitem depositar a obra numa box (caixa) e é emitida uma notificação. Funcionários da biblioteca vão depois às boxes recolher os exemplares e arrumá-los no sítio.
Além disso, como o catálogo da biblioteca está todo informatizado e disponível online, os utilizadores, que já podiam fazer reservas online quando lhes fosse mais conveniente, podem agora levantar os pedidos nas boxes. Para isso basta que se identifiquem com o cartão da biblioteca na máquina, acionando a abertura automática da respetiva box.
A estes equipamentos, importados dos Estados Unidos, junta-se até ao final do mês uma outra máquina, que funcionará como uma "montra" de leitura. Semelhante a uma "prateleira com livros que fica ao dispor. Alguém que passe, pode requisitar no equipamento", explica Sónia Almeida, chefe da divisão de Cultura e Turismo da Câmara de Aveiro. Estes "equipamentos únicos em Portugal" são um exemplo de como se pode colocar o "desenvolvimento tecnológico ao serviço das bibliotecas" e criar incentivos para que as pessoas "adiram" à leitura, observa o presidente da Câmara aveirense, Ribau Esteves.
Desde a mudança de instalações, há cinco anos, "houve aumentos expressivos do número de empréstimos, utilizadores e frequência", havendo atualmente cerca de 50 mil pessoas inscritas na biblioteca, acrescenta Sónia Almeida, revelando que havia "filas" para as pessoas conseguirem realizar as tarefas agora disponíveis no BibliON24.