EcoX e Oliveira da Serra juntaram-se para aproveitar resíduo da produção de azeite que tem poder abrasivo.
Corpo do artigo
Aproveitar os caroços de azeitonas para substituir microplásticos e criar um creme de limpeza ainda mais sustentável foi ideia da EcoX e da Oliveira da Serra, que se juntaram e criaram um novo produto. O Creme de Limpeza Oliva EcoX chegou ao mercado em agosto.
A EcoX, que tem sobressaído devido ao desenvolvimento de vários detergentes inovadores e sustentáveis, quis tirar partido do poder abrasivo dos caroços de azeitonas que sobram da produção de azeite Oliveira da Serra, criando o que consideram ser um produto upcycling único no mercado.
A forma mais "poderosa" de reduzir o impacto dos detergentes no nosso dia a dia, explica César Henriques, CEO e fundador da EcoX, é através da "redução da dependência das matérias-primas de origem, introduzindo resíduos". É o que a EcoX tem vindo a fazer, ao transformar óleo alimentar usado em produtos de higiene e limpeza, graças a tecnologia patenteada na Universidade de Coimbra.
No seu mais recente produto substituíram também os agentes abrasivos tradicionais (nos produtos de higiene e limpeza são geralmente microplásticos) por caroços de azeitonas moídos, que são mais sustentáveis e têm, igualmente, poder abrasivo. Têm, ainda, outras características, como a "inativação e absorção de odores", acrescenta César Henriques.
O creme é adequado à limpeza de várias superfícies duras, como placas, fogões, louças sanitárias e outros locais onde, combinado com uma ação mecânica (esfregar), elimina sujidade, seja ela à base de calcário ou gordura.
A questão da sustentabilidade está cada vez mais na ordem do dia, sendo um desafio para as empresas apresentarem produtos sustentáveis que sejam, igualmente, eficazes. Aliás, nos diversos produtos que já chegaram ao mercado desde 2019, a empresa tem procurado criar um equilíbrio entre preço, eficácia e menor impacto ambiental possível, desmistificando a ideia de que os produtos amigos do ambiente não funcionam tão bem como os outros e são caros.
Graças à sua inovação e sustentabilidade, a EcoX venceu a 3ª edição do SME EnterPRIZE. Também é finalista dos prémios REGIOSTARS 2025, na categoria Green Europe, que distingue os projetos mais inovadores e sustentáveis no desenvolvimento regional europeu.