Cooperativa de energia renovável mostra evolução hora a hora no dia e no seguinte, dando tempo aos clientes para ajustarem comportamentos e pouparem.
Corpo do artigo
A cooperativa de energias renováveis Coopérnico quer ajudar as famílias a reduzir os gastos com eletricidade. Há meses criou um “inovador previsor de preços hora a hora”, para facilitar aos clientes a escolha dos horários mais baratos para consumirem energia, que já conta mais de cem mil visualizações.
“Desenvolvemos esta ferramenta para apoiar os nossos clientes na tomada de decisão da melhor hora para consumirem energia”, ajudando-os a perceber quando fica mais barato ligarem as máquinas de lavar roupa ou louça e realizarem tarefas como passar a ferro, carregar veículos elétricos e outras que implicam grandes consumos de eletricidade, explica Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da Coopérnico. A ideia é que as pessoas possam adaptar os comportamentos e, assim, conseguirem alguma poupança.
O previsor, disponível neste site, apresenta os valores dos tarifários indexados da Coopérnico. Tem por base os preços publicados pelo OMIE – operador do mercado ibérico de eletricidade e soma a tarifa de acesso às redes consoante os diferentes ciclos horários: simples, bi-horário diário/semanal, tri-horário diário/semanal. O resultado é uma indicação, hora a hora, do preço a que está a energia para os clientes, que são sobretudo famílias, mas também algumas pequenas empresas em baixa tensão normal. Os dados estão disponíveis para o próprio dia e para o dia seguinte, dando, assim, algum tempo para as pessoas se organizarem.
Desde que o previsor foi criado, em agosto do ano passado, até ao final de maio, há registo de 112 377 visualizações. E os clientes que o utilizam diariamente “conseguem entre 4% e 13% de redução no custo da energia”, realça Ana Rita Antunes.
O previsor, que está em regime aberto, também pretende tornar mais clara a forma como funcionam os tarifários indexados, ainda desconhecidos de muitos consumidores por serem relativamente recentes face aos tarifários fixos. “Há diretivas europeias e até mensagem do regulador nacional para incentivar este tipo de tarifários, porque podem trazer ganhos para os consumidores”, adianta Ana Rita Antunes, acrescentando que, através desta ferramenta, a Coopérnico quer “apoiar a divulgação da informação sobre o que é um tarifário indexado, como funciona, como podemos escolher as melhores horas de consumo”.