Projeto inclui assistente de diagnóstico, profissionais que implementam soluções e informações sobre financiamento.
Corpo do artigo
Há uma plataforma digital que ensina a melhorar a eficiência energética das habitações, para que seja mais confortável ficar no aconchego do lar quando o frio e a humidade do inverno ou o calor do verão se tornam desagradáveis. A intenção da Deco Proteste, que se uniu a outros parceiros para desenvolver este Renovar Casa, é contribuir para mudar uma realidade que afeta muitos portugueses: segundo dados do Eurostat e da ADENE, quase 25% da população vive em casas com infiltrações ou humidade e 60% do parque habitacional (cerca de 2,6 milhões de imóveis) apresenta classificação energética inferior a C.
"Para melhorar a eficiência energética das habitações mais antigas é fundamental saber o que fazer, que materiais usar, que profissionais ou empresas contactar ou até que incentivos existem para ajudar nesta transformação", explica Mariana Ludovino, porta-voz da Deco. Nesta plataforma, gratuita e intuitiva, está a resposta. Nela é disponibilizado um repositório completo de informação sobre reabilitação habitacional, incluindo medidas de melhoria de eficiência energética, regulamentos, legislação aplicável e oportunidades de financiamento.
As pessoas podem também aceder a um assistente, que ajuda a fazer um diagnóstico do imóvel - com base nos consumos energéticos, medidas já implementadas e hábitos de utilização - e identifica oportunidades de melhoria adaptadas ao caso concreto. Os interessados recebem um relatório que estima custos, potenciais poupanças e impacto energético das medidas e possibilita o contacto com profissionais e empresas para implementar as soluções. Por fim, disponibiliza informação sobre apoios e financiamentos existentes.
Desde que o Renovar Casa ficou disponível, em maio, foram realizados mais de 600 diagnósticos de habitações, o que "demonstra o interesse crescente dos portugueses em tornar as suas casas mais eficientes e confortáveis", adianta Mariana.
A plataforma foi replicada em Itália e Espanha e surgiu no âmbito do HORIS - Home Renovation Integrated Services, projeto financiado pela UE que reúne dez organizações de Portugal, Itália, Países Baixos e Espanha. Para a desenvolver, a Deco contou com a colaboração da NOVA FCT, INEGI e Bureau Veritas.