
A nova ferramenta quer evitar desperdício, prevendo, com precisão, o grau da maturação do fruto.
Saber quando uma fruta está madura é uma daquelas tarefas da vida adulta que parece simples, mas na verdade revela-se um grande desafio. Mas esse problema pode ter os dias contados.
É que um grupo de investigadores das universidades de Oregon e da Florida (EUA) criaram um sistema de inteligência artificial que, através do telemóvel, consegue avaliar se um abacate está no ponto certo para ser consumido.
A ferramenta foi treinada com mais de 1400 imagens e analisa características como a firmeza da casca, cor e textura. Os testes mostraram que o sistema tem uma precisão de quase 92% para maturação e de mais de 84% para qualidade interna da fruta (fresca ou estragada).
O abacate foi escolhido por ser uma das frutas mais desperdiçadas no Mundo, devido ao seu amadurecimento rápido e dificuldade em avaliar o estado apenas pela aparência.
Cerca de 40% dos abacates acabam por ser deitados fora antes de serem consumidos. A ideia é alargar o uso da app a outros alimentos e assim diminuir o desperdício alimentar.
