Nestlé desenvolve projetos que apostam na circularidade e transformam resíduos em produtos com valor.
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Aproveitar borras de café e cápsulas recicladas para fazer as cadeiras nas quais os clientes se podem sentar a saborear um café. A ideia da Nestlé ganhou forma e já pode ser vista em esplanadas de hotéis, restaurantes e cafés por todo o país.
O projeto reforça a circularidade dos materiais nos locais de venda, mais concretamente das cadeiras de esplanada das marcas de café Buondi, Sical, Tofa e Christina, reintegrando no “processo de produção plástico reciclado e as borras de café provenientes das cápsulas recicladas de Nescafé Dolce Gusto”, que os clientes depositam nos pontos de recolha específicos, explica Jorge Silva, marketing manager de Nestlé Professional.
Com o material aproveitado estão a ser feitos dois modelos. Um que utiliza em média 15% de borras de café com 85% de plástico reciclado e outro que incorpora à volta de 150 cápsulas recicladas por cadeira produzida.
A tecnologia utilizada no processo foi desenvolvida em parceria com a Bio4Plas, uma empresa especialista em reciclagem de plástico e reaproveitamento de cápsulas e borras de café que desenvolveu o biopolímero, e com a Plásticos JOLUCE, que realizou os testes de afinação e uniformização das matérias-primas e posteriormente a injeção das cadeiras. De acordo com os testes realizados, refere Jorge Silva, “as cadeiras possuem a durabilidade necessária para resistir ao uso dos consumidores assim como à exposição atmosférica”.
A intenção é chegar às 17 mil cadeiras este ano. Cerca de metade das unidades já foram distribuídas e podem ser encontradas nos clientes do canal HORECA, que abarca estabelecimentos do setor da hotelaria, restauração e cafetaria. As restantes deverão estar no mercado até setembro.
Será fácil descobrir quais são, uma vez que estas cadeiras terão informações sobre a circularidade dos materiais, de forma a alertar os consumidores para a medida e o seu impacto ambiental.
No final do ano, a empresa pretende reduzir o uso de plásticos virgens em cerca de um terço e continuar a apostar na circularidade. Este, diz Hugo Silva, sustainability delivery manager da Nestlé, é um claro exemplo de inovação na sustentabilidade, pois está a ser aproveitado “algo que seria desperdício”. Mas há mais projetos na calha, acrescenta Jorge Silva, dando nota de que estão a ser exploradas “novas possibilidades e iniciativas ligadas à temática da sustentabilidade e circularidade”.