Rui Casais é o atual CEO da FunCom, que lançou este verão "Dune: awakening", um sucesso entre os entusiastas.
Corpo do artigo
A empresa que lançou o videojogo "Dune: awakening", que está a ser um sucesso e só no primeiro mês ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas em todo o Mundo, tem um português ao leme. Rui Casais, que nasceu em Cascais e cresceu em Viseu, rumou à Noruega há 21 anos para trabalhar na FunCom como programador e foi subindo até se tornar o CEO da empresa. Ambiciona continuar a criar novas realidades que sirvam de "escape" aos aficionados.
O interesse por tecnologia - e em particular por jogar e perceber como se criavam videojogos como o "Civilização", que o encantou - despertou desde cedo o interesse de Rui Casais, que acabou por se formar em Engenharia Informática. A oportunidade de trabalho surgiu pouco depois de concluir o curso, na Noruega, com a FunCom, que procurava programadores de inteligência artificial para videojogos. Partiu com um contrato de um ano como programador júnior, três dias após ter acabado a tese. Mas, 21 anos passados, ainda lá está, agora no papel de CEO.
Também a empresa, fundada na Noruega, em 1993, foi crescendo e abriu escritórios noutras paragens, nomeadamente nos Estados Unidos, Suécia, Roménia e em Portugal (Alcântara).De permeio, foi lançando vários sucessos, mas nenhum como "Dune: awakening", o jogo de sobrevivência que chegou ao mercado em junho e obteve enorme sucesso. Inspirado nos livros do escritor de ficção científica Frank Herbert, que também já deram origem a filmes e série de TV, permite aos múltiplos jogadores explorarem um mundo distinto. Por enquanto existe para PC, mas os programadores, nomeadamente os que estão no escritório em Portugal, continuam a trabalhar. A expectativa é que a versão para consolas (Xbox e PlayStation) seja lançada no próximo ano.
Rui Casais está longe de se sentir aborrecido por este mundo dos videojogos. São, tantas vezes, "um escape da realidade e problemas do dia a dia", um local para o qual as pessoas podem "fugir e participar num mundo diferente". Apesar das dificuldades e desafios, quer continuar a criar "oportunidades maiores e melhores" e alcançar mais pessoas. E "ajudar a indústria de videojogos - que é complexa e junta engenharia e processos criativos - a crescer em Portugal".
Rui Casais
Localização Oslo, Noruega
Profissão CEO da FunCom
Idade 44 anos