Quatro amigas começaram por se juntar para se lançarem numa das provas mais duras do Mundo. Uma página no Instagram, "Road to Iron Women", acabou por abrir portas a tantas outras, o projeto escalou, já são 93 mulheres, da zona da Grande Lisboa, que articulam rotinas de treino para a competição, em outubro. Natação, corrida, ciclismo. Na verdade, esta é uma história que vai muito além do desporto.
Corpo do artigo
Estamos na baía de Cascais, faz calor, são três e meia da tarde, Candy Tomkins destaca-se no areal, com um fato preto e laranja, os cabelos louros cobertos pela touca branca, uma boia cor-de-rosa. Prepara-se para se fazer ao mar, se correr bem há de nadar até ao Estoril, em braçadas perfeitas, numa dedicação absoluta. Por esta altura, a galesa está a treinar entre 12 e 17 horas por semana, todos os santos dias. Pode soar a loucura, mas fá-lo em nome de um objetivo maior: cruzar a meta do Half Ironman Cascais 2025, agendado para 18 de outubro. E não está sozinha, juntou-se a um grupo informal de mulheres que criou uma rotina de treino e que se agigantou com o tempo, dá pelo nome de "Road to Iron Women", já junta 93 mulheres, quase todas a viver na zona da Grande Lisboa. Para se perceber, o desafio é percorrer 1,9 quilómetros a nadar, 90 quilómetros de bicicleta e 21 quilómetros de corrida.
Mas voltemos a Candy. Aos 37 anos e a morar em Cascais, este caminho trilhado no feminino para cumprir o Ironman foi tábua de salvação, um reset na vida ao cabo de muitas curvas e contracurvas. Foi em 2016 que se mudou para Portugal, para o Algarve. "Nessa altura estava a surfar bastante, vim cá de visita e apaixonei-me. Estava com um namorado e decidimos mudar-nos." A ideia era ficar nove meses, acabaram por ficar quatro anos, até que se separaram e Candy se mudou para Cascais. "Desde que cheguei que percebi que era aqui que queria estar, que Portugal era o meu lugar, muito mais do que o Reino Unido. Mas no Algarve sentia-me desconectada das pessoas, não tinha uma comunidade lá." Eis que descobriu a linha de Cascais, rendeu-se, conseguiu arrendar um apartamento.