
Inês Sousa Real é porta-voz e deputada única do PAN-Pessoas-Animais-Natureza, especialista em ciências jurídico-políticas e contencioso administrativo, mestre em Direito Animal e Sociedade. Em dezembro, recandidata-se à liderança do partido
Foto: Mário Vasa
O objeto mais especial que a deputada do PAN guarda.
"Escolhi um livro que mudou o pensamento jurídico em Portugal: que nos convoca para um tempo de agir, olhando para os animais com empatia e bondade, como seres sencientes e com direitos, abrindo uma nova página na área do Direito Animal. Para mim, foi o consolidar de uma escolha que se tornou de vida, como uma missão que se poderia definir pelo título do próprio livro: "A hora dos direitos dos animais", do professor catedrático Fernando Araújo, uma referência na ética e no direito dos animais em Portugal.
O livro que mudou o país teve em mim um impacto profundo, pela forma clara e metódica com que o seu autor desmonta as justificações tradicionais para a superioridade moral humana. Sem exageros retóricos, este livro mostra-nos que muitos dos argumentos que usamos para legitimar a exploração animal - desde a inteligência ao valor económico - são frágeis, inconsistentes ou simplesmente injustos.
Este livro que mudou a forma como o país olha para os animais despertou em mim uma vontade de fazer mais, de lhes dar a voz e de os fazer ver para além dos hábitos e das tradições, encarando a desigualdade ética que, tantas vezes, perpetuamos sem refletir."
Inês Sousa Real
Deputada do PAN
45 anos
