
Chegam os dias quentes e os óculos de sol transformam-se em ícones de estilo, deixando de ser meros acessórios para se tornarem nos protagonistas de qualquer look.
Corpo do artigo
As novas coleções já estão nas lojas e os óculos de sol assumem um papel de protagonismo. As tendências para esta temporada são ousadas e a chave para escolher o modelo perfeito está em aliar moda, estilo pessoal e formato do rosto.
Este ano, as armações ganham dimensão e estrutura, com modelos oversize, inspirados nos anos 1970. A regra é clara, diz-nos a stylist Margarida Ribeiro, “quanto maior, melhor”. As formas geométricas, como as armações octogonais, hexagonais e quadradas, continuam em alta, mas os modelos assimétricos também entram em cena, trazendo uma “comunicação de força” com mais abertura e dinamismo estético, refere a especialista em estilo.
Em relação às cores, as lentes com degradê e tons vibrantes ganham destaque, contrastando com armações mais suaves e claras. Cores como fúcsia, laranja-tangerina e tons néon dominam a tendência “futurista”, amplamente explorada nas passarelas, enfatiza Margarida Ribeiro.
A escolha do modelo ideal passa por considerar o formato do rosto, o estilo pessoal e a coloração. “Para rostos redondos, as armações angulosas, como as quadradas ou retangulares, são ideais. Já os rostos ovais são os mais versáteis e combinam com quase todos os tipos de armações”, refere a stylist.
O regresso do vintage também é um ponto alto da temporada: modelos icónicos como os Aviator voltam com armações mais espessas e lentes coloridas. O Cat Eye surge com contornos mais acentuados e modernos, enquanto os óculos estilo Jackie Onassis reaparecem com lentes grandes e armações robustas. A moda dos anos 2000 também está presente, com armações finas e lentes espelhadas.
