Corpo do artigo
Não é mau nem é bom... É simplesmente uma mudança! E mudar custa sempre muito. Mesmo quem se diz adepto das mudanças, na hora H, ressente-se do choque. O meu choque foi atenuado por semanas de trabalho a embalar e encaixotar equipamento, a remexer gavetas e armários e encontrar papéis perdidos de vista há muito. Não é trabalho jornalístico, mas as circunstâncias são o que são...
Mas há momentos em que o peso de mais de três décadas se atravessa nos caminhos do pensamento e é inevitável uma certa melancolia. Na verdade, um certo sofrimento. Pensando bem e fazendo contas com algum rigor, participei diariamente em mais de metade da vida de um edifício emblemático da cidade do Porto. São 53 anos, ou 19 354 dias, de vida de um prédio e eu estive lá dentro 10 699.
Saímos deste edifício, mas dificilmente ele sairá de nós. O cheiro antigo mas persistente da impressão que se mantinha nos pisos inferiores, os labirintos de corredores que passei anos a percorrer sem me perder, os vestígios da antiga máquina de impressão que estava a terminar a vida útil quando entrei para o primeiro dia de trabalho. Não há já muitas pessoas que conheçam todos aqueles recantos como o Fernando Cruz, o responsável pela manutenção, capaz de resolver qualquer problema dia ou noite e cujo nome deve ser lembrado. É ele o herdeiro de todas as equipas que mantiveram o edifício a funcionar, dos mais profundos espaços na cave até ao cubo que encima a torre. Essa torre que é o sonho de um homem tornado realidade. Pacheco de Miranda, que ainda observei nas suas visitas à redação, conseguiu o que hoje seria um objetivo inalcançável.
Perante a inevitabilidade da mudança, resta o desejo de que a cidade honre esta herança e se lembre que durante mais de 50 anos ali viveu um jornal único, cheio de defeitos e idiossincrasias como qualquer instituição ou pessoa, com momentos bons e maus, com profissionais que sempre se orgulharam do seu trabalho e procuraram fazê-lo da melhor maneira. Assim como continuarão a fazê-lo noutro sítio, seja ele qual for.
*Editor-executivo-adjunto