Corpo do artigo
Começa hoje mais um Campeonato da Europa. Uma prova especial para todos os que nela participam. Ao longo da minha carreira na arbitragem, vivi por dentro a exigência mental e emocional de estar e ter sucesso numa competição desta dimensão, deste calibre. Para um árbitro, chegar à final e corresponder, privilégio que tive em 2012, equivale a ser campeão, é chegar ao topo dos topos, é tocar o céu. Sei, além dos atributos técnicos que é necessário ter para se vencer a este nível, a força interior e os sacrifícios necessários para lá chegar, para ser o melhor.
Nada acontece por acaso. E é por isso que, hoje numa posição diferente, desempenhando importantes funções executivas no Futebol português e no Futebol europeu, mantenho a mentalidade e o foco que me levaram à final do Europeu de 2012 e a tantos outros momentos e palcos de eleição. Sou e serei sempre o mesmo.
Sei bem, portanto, desde logo, o que sente Artur Soares Dias e a sua equipa, dignos representantes da arbitragem portuguesa neste Campeonato da Europa, mas sei também o que sentirão os jogadores da Seleção Nacional quando entrarem em campo com o desígnio de cumprirem aquele que é o sonho dos milhões de portugueses espalhados pelo Mundo: ver, mais uma vez, Portugal sagrar-se Campeão da Europa!
É justo enaltecer o mérito de todos os agentes e entidades – desde a base até ao topo - que conduziram o Futebol português a este inegável patamar de excelência, sendo devida uma particular palavra de reconhecimento ao Dr. Fernando Gomes pelo trabalho realizado ao longo de 12 anos na Federação Portuguesa de Futebol.
Somos um País de Talento, dispomos de uma geração de jogadores única e devemos assumir, sem receio, que conquistar o Euro 2024 é mais do que um sonho. É um objetivo.
Força, Portugal!