Uma fuga de amoníaco numa empresa da Trofa, na tarde de quinta-feira, atingiu 13 trabalhadores, que apresentam sintomas de intoxicação. Dois dos feridos foram transportados para o hospital.
Corpo do artigo
O acidente deu-se cerca das 16 horas, na Brasmar, uma empresa sediada em Guidões que se dedica à transformação e comercialização de produtos do mar congelados.
Para o local foram acionados vários meios dos Bombeiros Voluntários da Trofa, assim como a Proteção Civil Municipal.
Em comunicado, a empresa informou que "o incidente ocorreu no seguimento de uma manutenção preventiva efetuada por uma entidade externa certificada, que levou com que a concentração de amoníaco fosse superior no exterior do edifício e que acabou por entrar no interior através do sistema de recirculação de ar em quantidades residuais".
No mesmo esclarecimento, foi referido que "alguns colaboradores foram assistidos pelas entidades médicas locais, verificando-se a necessidade de apenas transportar dois até ao hospital por precaução".
"O incidente não constituiu qualquer risco para a saúde e segurança alimentar dos produtos em processo de transformação", garantiu, ainda, a administração da Brasmar.