A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da Misericórdia de Resende já conta com 22 casos positivos ao teste da covid 19 e um óbito. Os dados foram atualizados ao final do dia desta terça-feira e aos 10 casos que ontem foram conhecidos somam-se agora mais 12.
Corpo do artigo
11974810
"Estamos abandonados" desabafa o provedor da Santa Casa, Jaime Alves, que até agora não obteve "qualquer resposta" da Direção-Geral da Saúde.
O primeiro caso aconteceu na passada sexta-feira, quando uma mulher de 94 anos foi testada positivo ao coronavirus e faleceu. Esta confirmação desencadeou na UCC de Resende um processo de mais testes aos restantes utentes.
A DGS assegurou apenas testes aos idosos sintomáticos mas a direção da Santa Casa avançou com análises aos restantes utentes e colaboradores. O número, tal como previa Jaime Alves, aumentou.
"Isto está a tornar-se insustentável ao nível dos nossos recursos, humanos e físicos, que não temos", sustenta o provedor. "Precisamos de ajuda", apela desnorteado.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses já fez um apelo, em comunicado, à ministra da Saúde a pedir intervenção "o mais rápido possível" na Santa Casa da Misericórdia de Resende, que agora está assegurada apenas por três enfermeiros, sinalizando assim esta como uma "situação de catástrofe".