A corrida de S. João, da RunPorto, acontece este domingo em Gaia e, pela primeira vez, será possível acompanhar os atletas via aplicação. Este ano são 3500 inscritos.
Corpo do artigo
Os avanços tecnológicos e a consciência ambiental destacam-se no regresso do evento. Pela primeira vez é possível acompanhar, em tempo real, o percurso dos atletas durante a prova de 15 quilómetros, através da aplicação da RunPorto, que vai contar com um serviço de "live tracking". Basta procurar o número do dorsal ou o nome do participante, para localizar o progresso de qualquer atleta.
Além do progresso tecnológico, a edição deste ano também se destaca pelas camisolas "amigas do ambiente", uma vez que o seu tecido é feito com 50% de fios de poliéster de garrafas plásticas recicladas.
A iniciativa é composta por duas provas, a corrida propriamente dita de 15 quilómetros de distância e a Mini Corrida Pela Saúde Digestiva, com sete quilómetros, destinada às famílias.
A prova terá a participação de atletas de 19 nacionalidades. Além de Portugal, correm, por exemplo, participantes de França, da Ucrânia, de Itália, da Alemanha, da Rússia, dos Estados Unidos e de Moçambique.
A atleta olímpica Fernanda Ribeiro vai ser a madrinha da corrida.
Com partidas e chegadas na zona pedonal de Canidelo, o evento vai arrancar às 9.30 horas.