Projeto "É Bom Pedalar Aqui" foi alargado a todas as crianças do 4.º ano das escolas públicas do concelho.
Corpo do artigo
"Adorei! Foi muito fixe!", atira João, saltando da bicicleta. Pedalou recreio abaixo, parou nas passadeiras, levantou o braço esquerdo para virar, contornou a rotunda. Lição estudada, desafio cumprido.
No pátio da EB1 do Desterro, na Póvoa de Varzim, há 20 bicicletas, uma para cada um dos alunos do 4.º ano da professora Fátima Fortunato. A "aula" faz, agora, parte do currículo e a ideia é que, até ao fim do ano, todos saibam andar de bicicleta e comportar-se na estrada como verdadeiros ciclistas.
"Se um pára na passadeira, os que vêm atrás têm que travar também", alerta o agente Isac, da Polícia Municipal. Antes de partir para a "prática", ensinou-lhes sinais, gestos, equipamentos de segurança e comportamentos na estrada. O professor Rui Garrido ensinou-os a pedalar. Silvana Pontes dá apoio logístico.
O "É Bom Pedalar Aqui" arrancou em setembro de 2020, como projeto-piloto da Câmara da Póvoa. Abrangia uma turma do 4.º ano por cada um dos cinco agrupamentos. No chão do recreio foram pintadas as "pistas".
Compraram-se capacetes, coletes, sinalética, bicicletas. Este ano, o projeto, que conta com o apoio do Fundo Ambiental, foi alargado a todos os alunos do 4.º ano do concelho (cerca de 500).
"A ideia é continuarmos e, se possível, alargar. Queremos apostar na sensibilização destes públicos mais jovens para que, no futuro, possamos ter uma geração mais responsável e comprometida com o ambiente e com a mobilidade sustentável", afirma a vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, lembrando o estudo feito na génese do projeto, segundo o qual os jovens têm cada vez menos contacto com a bicicleta e consideram-na, cada vez menos, como meio de transporte nas suas deslocações.