O lar de Nossa da Conceição, em Ponte, de Lima regista, esta quarta-feira, 64 infetados com covid-19.
Corpo do artigo
O primeiro caso foi o de um idoso de 85 anos, com estado de saúde fragilizado, que acusou infeção no sábado e foi hospitalizado. Após testagem de toda a equipa e idosos residentes, os resultados confirmaram ontem que 53 de 67 utentes e 11 de 45 funcionários estão positivos. Ainda há testes à espera de resultado.
Segundo Agostinho Freitas, presidente da direção da instituição, diz que "a maioria estão assintomáticos" e que a preocupação agora é colmatar dificuldades com a falta de recursos humanos para acompanhamento da situação, já que, entre os infetados, há dois enfermeiros, duas cozinheiras e pessoal de ação direta.
"Esta manhã houve no município uma reunião da comissão de proteção civil. Estamos a pensar recorrer a duas fontes de emprego para colmatar as dificuldades, já que os colaboradores infetados são de áreas críticas, como enfermagem, cozinha e pessoal de ação direta", disse Agostinhos Freitas.
A instituição tem uma segundo lar, o Centro Comunitário de Refóios do Lima, com 36 utentes, onde, segundo o responsável, não foram detetados infetados.