Chegaram a ser oito ao mesmo tempo, mas agora são cinco os alpinistas que, por esta altura, ainda sobrevoam o rio Paiva para terminar a maior ponte pedonal suspensa do Mundo, com 516 metros de extensão, que está a ser construída em Arouca.
Corpo do artigo
A obra está na reta final, falta concluir a montagem de alguns tabuleiros e fazer testes de funcionamento. A Autarquia não avança, para já, quando é que a atração abre ao público, mas deverá acontecer ainda neste ano.
Depois de muita expectativa, a ponte suspensa "516 Arouca" está quase concluída. Só faltam montar alguns tabuleiros de gradil metálico, dos 127 que estão seguros por cabos de aço. Ainda há cinco alpinistas a trabalhar em altura, presos por arneses, para terminar a construção da primeira e única obra do género no país, que ao longo do tempo foi sendo adaptada: cresceu em extensão, em altura, sofreu ajustes de materiais.
10961350
Os próximos passos são a realização de testes de funcionamento e de experiência de serviço, para garantir a segurança dos aventureiros. Para já, ainda não está definido quanto é que vai custar o bilhete para atravessar o rio Paiva a 175 metros de altura, o mesmo que 58 andares. E também ainda não há data para a abertura. A Câmara está a estudar o modelo de funcionamento da travessia, com uma entrada no percurso dos Passadiços do Paiva e outra junto à Cascata das Aguieiras, em Alvarenga.
passadiços reabriram
A presidente da Câmara, Margarida Belém, parece não ter dúvidas de que será um projeto ainda "mais impactante do que os Passadiços", que vai vender emoções fortes. Certo é que a vista privilegiada para a Garganta do Paiva será só para os mais corajosos. A ponte está preparada para suportar 2500 pessoas em simultâneo, mas a capacidade será menor, e vai aguentar ventos até 140 km/hora - será encerrada quando se registarem ventos na ordem dos 60 km/hora.
Os Passadiços do Paiva, fechados desde 12 de março, reabriram na semana passada. Em menos de uma semana, o percurso pedonal de madeira, que se estende por oito quilómetros, teve 393 visitantes. Em tempos de pandemia, adaptou-se e reduziu a lotação diária para 600 pessoas - antes eram 2000 - além de ser medida a temperatura aos visitantes.
8718770
Os bilhetes têm que ser comprados previamente, online e a última entrada agora é mais cedo, às 17 horas. É obrigatória higienização das mãos no início do percurso e máscara na entrada e saída e no acesso aos WC.
Vários pontos de interesse
"Esperamos que no verão o território possa ter uma forte procura. Dada a dimensão do concelho, com vários pontos de interesse turístico, é nossa intenção trabalhar de modo a que quem nos visita possa distribuir-se ao longo do território e não concentrar-se num ponto", explica a Autarquia ao JN.
Detalhes
Investimento - Inicialmente estimado em 1,8 milhões de euros, a complexidade da empreitada, que obrigou a muitos ajustes ao longo do tempo, acabou por fazer o investimento ultrapassar os dois milhões de euros.
Dois pilares - São dois os pilares, de 35,5 metros de altura, um em cada margem do Paiva, que estão a sustentar a ponte. Constituem uma espécie de miradouro que deixa antecipar a emoção da travessia e que poderão deixar os mais medrosos pelo caminho.