A maior ponte suspensa pedonal do Mundo, que está a ser construída em Arouca junto aos afamados Passadiços do Paiva, já não abre a tempo do verão.
Corpo do artigo
508 metros de comprimento
Os dois pilares que vão sustentar a ponte estão quase concluídos, mas os 12 alpinistas que trabalharão nos cabos e na plataforma de gradil metálico ainda não entraram em ação, embora estivesse previsto que se juntassem à empreitada em outubro passado. Neste contexto, prevê-se agora que a ponte suspensa, com 155 metros de altura, abra ao público até ao final do ano.
9760165
Vai chamar-se "508 Arouca" e não é por acaso: terá 508 metros de comprimento. A estrutura estava projetada inicialmente para 480 metros de extensão, mas o arranque dos trabalhos obrigou a alterações e a um alargamento do prazo de execução da obra em cerca de seis meses. "Houve uma prorrogação, devido às condicionantes que surgiram no início da deslocação dos pilares, que obrigou a uma extensão maior da ponte", explica Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca.
Testes à estrutura
Os 12 alpinistas portugueses devem começar a trabalhar em breve e Belém aponta a conclusão da travessia para agosto. O que não significa a abertura da ponte ao público. "Serão os alpinistas a colocar os dois cabos que suportam toda a estrutura e os tabuleiros da ponte. Mas, depois disso, há testes a fazer. Contamos que seja inaugurada em outubro", avançou a autarca.
Enquanto os alpinistas estiverem em ação, quem visitar os passadiços terá oportunidade de os ver em manobras arriscadas. Já estão programadas visitas técnicas com engenheiros e arquitetos, já que este é o primeiro projeto do género em Portugal.
A ponte que vai ligar os Passadiços do Paiva e Alvarenga só será para corajosos, já que o tabuleiro de gradil metálico estará a 155 metros de altura, o equivalente a 50 andares. Nas palavras de Margarida Belém: "Será assustadoramente bela, porque além de bela, será assustadora".
Ventos determinantes
Com vista desafogada para a garganta do Paiva ou para a Cascata das Aguieiras, percorrer os seus 508 metros de extensão não será só um desafio para as vertigens, quem atravessar também tem de se preparar para o baloiçar. A ponte vai aguentar ventos até 140 km/hora, mas será encerrada quando se registarem ventos na ordem dos 60 km/hora. As entradas serão pagas e limitadas.