A orca "empurrou o barco como uma casca de noz" e este começou a meter água
As interações de orcas com embarcações na costa portuguesa não dão sinais de abrandar. Segundo os dados do Grupo de Trabalho da Orca Ibérica, no ano passado houve 51 registos na costa portuguesa e, este ano, já são 55. Os episódios mais recentes aconteceram esta segunda-feira e no sábado, tendo um dos veleiros naufragado.
Corpo do artigo
Esta segunda-feira, um veleiro foi "atacado" por orcas - cetáceos da família dos golfinhos que, em adultos, chegam a atingir nove metros de comprimento e pesar cinco toneladas - ao largo da Costa de Caparica, em Almada. Estava a 10 milhas náuticas (cerca de 10,5 quilómetros) da costa e ficou em dificuldades, tendo recebido apoio da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR.
No sábado, ocorreram duas situações. Quatro pessoas, que seguiam a bordo de uma embarcação marítimo-turística ao largo de Cascais, e cinco pessoas, num veleiro a cerca de cinco milhas náuticas (nove quilómetros) da praia da Fonte da Telha, Almada, tiveram de ser auxiliadas devido a interações.