Veleiro atacado por orcas ao largo de Vila do Conde teve que ser socorrido
Dois tripulantes de um veleiro com bandeira francesa foram esta terça-feira auxiliados, depois da embarcação ter ficado sem leme após uma interação com orcas, ao largo de Vila do Conde, distrito do Porto.
Corpo do artigo
Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta para o incidente foi dado pelas 15.50 horas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e ocorreu a cerca de cinco quilómetros a oeste-noroeste do porto de Vila do Conde.
Os tripulantes da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim auxiliaram as duas pessoas que seguiam a bordo do veleiro e que "se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica".
"Devido aos danos provocados no leme do veleiro, a embarcação da Estação Salva-vidas efetuou o reboque para a Marina da Póvoa do Varzim, por forma a minimizar o risco para a segurança da navegação", sublinhou a AMN em comunicado.
O veleiro com bandeira francesa apenas poderá voltar a navegar após ser alvo de uma vistoria, a fim de garantir as condições de navegação, destacou ainda a AMN.