A Autoestrada 13 (A13) está cortada entre os nós de Alvaiázere e Cabaços, no distrito de Leiria, devido a um incêndio que deflagrou, esta quarta-feira à tarde, disseram fontes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da concessionária Ascendi.
Corpo do artigo
Segundo a GNR, a A13 está cortada nos sentidos norte-sul e sul-norte entre aqueles dois nós.
Fonte da Ascendi adiantou à agência Lusa que o corte do tráfego rodoviário ocorreu às 17.20 horas.
Pelas 19.40 horas, o incêndio, em povoamento florestal, em Pussos São Pedro, estava a ser combatido por 358 operacionais, apoiados por 103 viaturas e seis meios aéreos, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O incêndio deflagrou às 15.48 horas, segundo a ANEP. Pelas 19.38 horas, o corte da A3 ainda se mantinha.
Fogo com grande extensão
O incêndio tem uma grande extensão, mas está a ceder aos meios de combate, disse o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria.
"É um incêndio com grande extensão, dominado pelo vento, há meios em todo o seu perímetro e o fogo está a ceder aos meios", afirmou, pelas 19.30 horas, Carlos Guerra à agência Lusa, prevendo que fique dominado "dentro de muito pouco tempo".
Segundo o comandante sub-regional, o incêndio, em Pussos São Pedro, teve origem numa máquina que estava a fazer trabalhos na floresta e que ardeu.