Há mais de um ano que a Rua do Rio Ferreira, em S. Pedro da Cova, Gondomar, está com as obras paradas. Quando chove, há lama; com o sol, a poeira é insuportável. Fartos de esperar, os moradores avançaram com um abaixo-assinado exigindo uma solução.
Corpo do artigo
"Está tudo num impasse. Quando chove, temos lama, quando está seco não podemos abrir as janelas das casas por causa do pó", queixa-se Maria de Fátima Santos, moradora.
Há mais de um ano começaram as obras no troço entre os lugares da Mó e do Carvalhal, para instalar a rede de saneamento básico e de drenagem de águas pluviais. Colocadas as infra-estruturas, a pavimentação nunca foi terminada. "Pedimos que pelo menos ponham uma camada de alcatrão porque a rua está num estado lastimoso e prejudica quem cá vive", protestou outra moradora.
O vice-presidente da Câmara de Gondomar, José Luís Oliveira, explicou que o problema tem a ver com o facto da empresa responsável pelos trabalhos estar em processo de insolvência. "Estão a ser feitas negociações com o empreiteiro para ver se resolvemos o problema de maneira legal", referiu o autarca, assegurando que a obra deverá ficar pronta "sensivelmente dentro de um mês".
"Resolução urgente"
O presidente da Junta de S. Pedro da Cova, Daniel Vieira, reconheceu que a resolução do problema "é urgente". E acrescentou que voltará a levantar o problema na Assembleia Municipal. Até porque a Rua do Rio Ferreira é uma das principais artérias da freguesia e, portanto, caminho para transportes públicos.
"Perco clientes todos os dias", queixou-se Diogo Fonseca, proprietário de um café. "Além disso, tenho mais despesa. Gasto muita água a limpar as mesas que estão sempre cheias de pó e para regar a rua, senão a poeira não assenta", lamentou.
A revolta dos moradores já se materializou num abaixo-assinado que reuniu mais de três centenas de nomes. O documento foi enviado à Câmara de Gondomar e à Junta de S. Pedro da Cova, mas os moradores ainda não obtiveram resposta, nem sabem quando as obras recomeçam e a rua volta a ter direito a ter essa designação.