Vencedores da segunda edição de "O maior da minha aldeia" são conhecidos este sábado. São 55 a disputar prémio.
Corpo do artigo
No ano passado, Luís Barbosa participou na 1.ª edição do Concurso Internacional "O maior da minha Aldeia", em Paredes. Produziu uma abóbora de 205 quilos. O bichinho ficou e, este ano, voltou à competição, cumprindo a meta: superar-se. A abóbora tem 357,5 quilos e será uma das maiores produzidas no concelho.
Este ano, estão a concurso 55 participantes. Devido à pandemia, o formato é diferente da edição anterior. As pesagens já foram feitas e os resultados são divulgados hoje.
Luís Barbosa tem 35 anos e é de Duas Igrejas. É engenheiro químico, mas sempre teve apetência para a agricultura. Quando ouviu falar do concurso das abóboras "gigantes" abraçou-o "como um passatempo". "Em 2019 tive a quarta maior do concelho e a sétima do concurso internacional. Este ano quis repetir e superar-me e incentivei amigos a participarem", conta.
Seguiram-se mais de seis meses de trabalho, com aprendizagem e partilha de ideias e de desilusões entre os participantes, muitos sem qualquer experiência agrícola. O paredense plantou seis aboboreiras num pequeno terreno junto à fábrica dos pais. Montou um sistema de rega, fez adubagem regular e foi necessária uma dedicação quase diária em que se envolveram familiares e amigos. A maior abóbora chegou aos 357,5 quilos. "Somos amadores. Em Espanha, a que ganhou o campeonato tinha 1150 quilos, mas dedicam-se a isto a tempo inteiro", comenta.
Ao todo, Luís Barbosa produziu cerca de quatro toneladas de abóboras que vai vender e doar a instituições, à semelhança dos outros participantes. "Isto tem feito algum furor em Duas Igrejas. Já se fizeram bolos, tartes e compotas de abóbora. Também são muito boas para sopa", assegura.
Segundo a Câmara de Paredes, a média das idades dos participantes é de 40 anos e muitos concorrem em família. Este concurso integra um projeto mais vasto de valorização da agricultura no sul do concelho.
DETALHES
55 participantes
Estão a concurso 43 produtores de Paredes - das freguesias de Aguiar de Sousa, Duas Igrejas, Sobreira, Baltar, Rebordosa, Vilela e Lordelo -, cinco de Penafiel, quatro da Maia, dois da região do Algarve e um de Espanha.
825 quilos
No ano passado, a maior abóbora em competição veio de Espanha e pesava 825,5 quilos. A maior de Paredes tinha 401 quilos. Nesta edição, são esperados frutos até cerca de 700 quilos. Também estão a concurso melões, melancias e tomates.