Cerca de 60 alunos começam terça-feira as aulas do primeiro ano lectivo da Academia Sénior de Serpa (Beja), um projecto municipal para ocupar com actividades educativas, culturais e de convívio os tempos livres dos mais velhos.
Corpo do artigo
Criada pelo município em parceria com a Rede Social de Serpa, a academia, que vai funcionar no antigo edifício da Biblioteca Municipal, em regime informal e sem fins de certificação, destina-se a maiores de 50 anos residentes no concelho.
A academia "vai oferecer actividades educativas, culturais e de convívio, para responder à necessidade dos mais velhos de ocuparem de forma útil os seus tempos livres", explicou ontem o vereador do município de Serpa, José Sesinando.
Por outro lado acrescentou, a academia, com 58 alunos inscritos, numa média de idades a rondar os 62 anos, vai também "responder ao desejo dos idosos em saber mais, sobretudo daqueles que, na altura devida, não tiveram oportunidade para estudar".
Neste primeiro ano lectivo, a funcionar até final de Julho, a academia oferece 11 disciplinas e um clube de jornalismo, que irão ser ministrados por formadores e colaboradores em regime de voluntariado.
Português I e II, Inglês, História de Portugal, Educação para a Saúde, Psicologia Positiva, Informática, Dança, Yoga, Bordados e Costura, Pintura e Expressão Plástica são as disciplinas disponíveis.
Numa primeira fase, explicou o autarca, a academia vai "dar prioridade" a alunos que sabem ler e escrever, mas, em paralelo, irá desenvolver aulas de alfabetização, atendendo ao perfil de alguns dos alunos inscritos.